Na estrada desde maio do ano passado, o Red Hot Chili Peppers colocou ponto final na turnê de divulgação do seu mais recente álbum, The Getaway.
Com shows realizados majoritariamente na América do Norte e na Europa, foram 143 apresentações que promoveram o trabalho que conta com singles como “Dark Necessities”, “Goodbye Angels” e “Go Robot”.
Marcada por shows em grandes festivais, como o Rock In Rio, a The Getaway Tour contou também com um projeto interessante de palco para apresentações indoor. Construído pela TAIT Towers, o projeto foi considerado como a maior instalação automatizada de luzes já criada para shows.
Com passagens rápidas pela America do Sul e pela Ásia, a The Getaway Tour proporcionou aos fãs do Red Hot Chili Peppers alguns momentos especiais: foi a turnê com a maior variedade de músicas da história da banda, com mais de 60 canções tocadas.
Foi também a turnê em que os fãs puderam ouvir pela primeira vez ao vivo a faixa “Dosed”, do álbum By The Way. Muito pedida, a banda resolveu atender o desejo do público e a incluiu em um show pela primeira vez em maio do ano passado. Tocada três vezes ao longo da turnê, “Dosed” contou com a participação de Zach Irons, filho do baterista Jack Irons, como guitarrista adicional.
Falando em Jack, o músico também fez parte da turnê fazendo shows de abertura pela América do Norte e também tocou ao lado dos Peppers, sendo um segundo baterista em “Fire” em algumas ocasiões.
Entre as músicas, grandes hits da carreira da banda como “By The Way” e “Give It Away” chegaram a ficar fora de algumas apresentações (uma e duas, respectivamente). Por sua vez, faixas como “Under The Bridge” e “Scar Tissue” não apareceram em mais da metade dos shows da The Getaway Tour.
De todas as faixas do mais recente álbum, a única que não foi tocada ao vivo foi “The Hunter”. Em contrapartida, “Dark Necessities” foi a única que apareceu em todos os shows da turnê.
No infográfico abaixo, você vê outras curiosidades em torno da The Getaway Tour:
Com o fim da turnê, fica a expectativa em torno dos próximos passos da banda. O que se sabe é que o Red Hot Chili Peppers possui mais quatro shows agendados. Em novembro, se apresenta em Nova Iorque e, no ano que vem, passará pelas edições latinas do Lollapalooza, no Brasil, Argentina e Chile.
A expectativa é de que a banda dê início a uma nova turnê que, além da América Latina, deve contemplar também a Oceania, que não recebeu nenhuma apresentação da TGT.