Os Paralamas do Sucesso passaram por São Paulo, no último sábado (07), e mostraram mais uma vez que o tempo só faz bem à banda. Com um repertório que inclui sucessos desde os anos 1980 até músicas do álbum Sinais do Sim, lançado em agosto de 2017 (após 8 anos sem um álbum de inéditas), o trio formado por Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone mostrou-se seguro do trabalho que tem feito e grato aos fãs mais novos e também àqueles que os acompanham há décadas.
Afirmo, com uma certa vergonha, que este foi meu primeiro show dos Paralamas do Sucesso. Vergonha porque é uma banda que conheço desde bem pequena e diversas músicas fazem parte da minha vida. Lembro dos clipes que fizeram grande sucesso na MTV como “Ela Disse Adeus” e também daqueles que tiveram uma repercussão mais tímida como a fantástica “Depois da Queda o Coice”. Eu deveria ter visto o trio ao vivo antes, mas a parte boa é que fui surpreendida positivamente. Com um repertório incrível, a banda é capaz de emocionar pelas lembranças evocadas por diversas músicas e pelo talento dos músicos no palco.
A casa de shows Espaço das Américas foi dividida em mesas, pista e camarote, e os telões laterais não foram utilizados por conta do conteúdo exibido no telão do palco. O lugar não estava lotado, mas a banda contou com uma plateia animada e disposta a não deixar o clima ficar morno. A abertura do show, com “Sinais do Sim”, seguida de “Itaquaquecetuba”, deixou em evidência que Os Paralamas do Sucesso conseguem se manter atuais no competitivo cenário musical brasileiro.
Mas “Meu Erro” e “Lourinha Bombril” colocaram todo mundo pra cantar e pular. Ouvir essas músicas ao vivo traz uma mistura de nostalgia e admiração aos músicos presentes no palco. E isso significa que o apreço se estende aos competentes músicos de apoio, que acompanham a banda há 30 anos.
Acompanhar o trabalho dos Paralamas do Sucesso em 2017 nos faz sentir muito orgulho da trajetória da banda e do esforço de Herbert Vianna. Após um episódio traumático, em 2001, ele se mostrou um músico persistente e um ser humano capaz de buscar forças até mesmo em situações que poderiam destruir qualquer pessoa.
Os companheiros de banda, Bi Ribeiro e João Barone, também mostram que são músicos muito que incríveis e, ao presenciar a performance ao vivo da banda, fica óbvio o motivo pelo qual eles são relevantes ainda hoje. São poucas as bandas que conseguem reunir carisma, talento, técnica e carinho pelo público, mas Os Paralamas do Sucesso são capazes de manter a fidelidade do público.
A sequência “Uma Brasileira”, “Ska”, “Vital e Sua Moto” e “Alagados” fez valer a pena qualquer esforço para estar presente, e ver a gratidão da banda pelo público é emocionante. Faz com que a gente se sinta parte da história do trio, e esse tipo de coisa não tem preço.
.
Setlist
- Sinais do Sim
- Itaquaquecetuba
- Meu erro
- Lourinha Bombril
- Capitão de Indústria
- Uns dias
- A Outra Rota
- Soldado da Paz
- Viernes 3 AM
- O Calibre
- Selvagem / O Beco
- Medo do Medo
- Saber Amar
- Busca Vida
- Aonde Quer Que Eu Vá
- O Amor Não Sabe Esperar
- Sempre Assim / Norwegian Wood
- Lanterna dos Afogados
- Caleidoscópio
- Olha a Gente Aí
- A Lhe Esperar / Keep On Movin’
- Uma Brasileira
- Ska
- Vital e Sua Moto
- Alagados
Encore:
- Bundalelê
- Teu Olhar
- Óculos
Encore 2:
- Sinais do Sim
- Cuide Bem do Seu Amor