A 4ACT Entretenimento anunciou a estreia de Ghost – O Musical, dia 15 de setembro, no Teatro Bradesco, no Rio de Janeiro, apresentado por Ministério da Cultura e Grupo Bradesco Seguros.
Com direção de José Possi Neto, direção de movimentos e coreografias de Floriano Nogueira, direção musical de Paulo Nogueira e direção artística de Léo Rommano e Ricardo Marques, Ghost – O Musical, é um espetáculo baseado no filme norte-americano, Ghost – Do outro lado da vida, de 1990, dirigido por Jerry Zucker, com roteiro de Bruce Joel Rubin e estrelado por Demi Moore, Patrick Swayze e Whoopi Goldberg.
Ghost conta a atemporal e forte história do jovem casal, Sam Wheat e Molly Jensen, muito apaixonados, que é interrompida por um assalto que resulta na morte de Sam. Preso neste plano, o espírito de Sam descobre a verdade por trás de seu assassinato e conclui que Molly está em perigo. Enquanto ele busca mais pistas e tenta proteger Molly, ele encontra a falsa vidente Oda Mae Brown. Embora ela tenha sido uma fraude por muitos anos, Sam descobre que ela realmente pode ouvi-lo e pede ajuda para que possa se comunicar com Molly através dela e, assim, alertá-la sobre os riscos que corre.
Com roteiro também de Bruce Joel Rubin, o musical teve sua estreia mundial em Manchester, Inglaterra, em 2011, passou pelo West End de Londres e chegou a Broadway em 2012, antes de seguir em turnê pela Inglaterra, Estados Unidos e por outros países como Itália, Coréia do Sul, Alemanha, China e Austrália.
Para saber mais sobre este espetáculo, fizemos algumas perguntas para Ricardo Marques, produtor do musical, que prontamente contou as novidades para o Audiograma.
1) Como surgiu a ideia de transformar o Ghost em musical?
Ghost foi transformado em musical pelo produtor londrino Colin Ingram.
A ideia de trazer o espetáculo ao Brasil veio depois de assistir o musical na Broadway e o que chamou muito minha atenção foram os aspectos tecnológicos. Nunca havia visto um musical que utilizasse os recursos de painéis de LED gigantes, esteiras, automações, e que tivesse uma movimentação cênica parecida com o cinema. Além de ser um grande clássico e uma história de muita identificação.
2) O Brasil está evoluindo a cada ano neste ramo de musicais. Quais são as principais diferenças/características dos musicais brasileiros em relação aos que são realizados em outros países?
O Brasil realmente está em constante evolução nos musicais, artisticamente estamos evoluindo bastante, mas estamos ainda longe dos Estados Unidos no que se compete a estrutura e profissionalismo. Faltam profissionais no mercado, temos poucos teatros com estrutura para receber grandes espetáculos, o público de musicais ainda está em fase de crescimento. Por outro lado, temos artistas que estão cada vez mais preparados e está crescendo o número de artistas especializados em musicais. Quando não se trata de um musical réplica (produção que vem ao Brasil idêntica a da Broadway) os musicais ainda buscam atingir uma boa qualidade. A 4ACT produz em sua maioria musicais não réplica, mas consegue atingir a qualidade de grandes espetáculos como os da Broadway.
3) Como foi reestruturar os sucessos em inglês do filme e adaptá-los em português?
Foi um grande desafio, pois em uma versão brasileira temos que manter a historia que é contada e fazer com que a métrica da música, tal como as rimas, encaixes nas notas da partitura e sentidos das frases não sejam perdidos. O importante é deixar o mais fiel possível à história e ao que os personagens sentem, dizem e vivem. Em alguns momentos do texto consegui colocar umas pitadas a mais na comédia e fazer com que o texto aproximasse mais a platéia para dentro do espetáculo. A única música que não foi verminada foi o clássico ”Unchained Melody”, que permanece em inglês para os amantes do filme.
Elenco
Sam – ANDRE LODDI
Molly – GIULIA NADRUZ
Carl – IGOR MIRANDA
Oda Mae – LUDMILLAH ANJOS
E Grande Elenco
SERVIÇO
As apresentações de pré-estreia acontecem de 8 a 10 de setembro e a temporada oficial vai do dia 15 de setembro a 5 de novembro. Os ingressos variam de R$25 a R$150 e podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Bradesco ou através do site www.ingressorapido.com.br. Classificação etária: livre. Menores de 14 anos, somente poderão entrar acompanhados dos pais ou responsáveis. Crianças até 24 meses de idade que ficarem no colo dos pais, não pagam.