A edição 2017 do Rock In Rio segue nos seus preparativos e, neste fim de semana, foi a vez de começar o treinamento da equipe de apoio que trabalhará na Cidade do Rock durante os sete dias de festival.
Programado para acontecer durante todos os sábados do mês de agosto, esse período servirá para troca de experiências e partilha de conhecimento entre a organização e a equipe selecionada. Durante os dias de treinamento, todas as áreas envolvidas com o festival estarão presentes para observar e auxiliar.
“Todo este treinamento é fundamental. Eles são os nossos olhos dentro da Cidade do Rock para o público. São eles que impactarão cada um dos nossos visitantes e precisam ter a nossa energia contagiante. Estamos falando em mil pessoas sendo formadas para atuarem em áreas das mais variadas. E que somadas a toda a nossa equipe interna já existente ajudarão a fazer o melhor evento de entretenimento de todos os tempos”, reforça Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio.
Leia mais: Rock in Rio terá esquema especial de transporte nos sete dias de evento
A diretora de Comunicacação e Marketing do evento, Agatha Arêas, fala também sobre a diversidade da equipe de apoio, que conta com pessoas de diversas classes e pessoas ligadas à projetos sociais como o Redes da Maré, o Projeto Coletivo Coca-Cola e o Projeto Resgate, da Prefeitura do Rio. “Não importa de onde se vem, mas queremos fazer parte da vida das pessoas as estimulando para onde se quer chegar. Queremos sonhar junto e realizar. Esperamos que esse treinamento tenha efeito transformador na vida dessas mil pessoas, tão distintas umas das outras”, afirmou.
Dois exemplos dessa diversidade são Ana Carolina da Silva, 26 anos, e James Douglas Santos Matos, de 22. Os dois moram em abrigos da prefeitura e, até o fim do ano passado, eram moradores de rua. Desempregados, eles veem no Rock in Rio uma porta para futuras oportunidades em suas vidas. “Essa vai ser uma experiência que vou levar para o resto da minha vida, estou muito feliz”, disse James. “Agora começa uma nova vida para nós. Vamos escrever uma nova história”, reforça Ana Carolina.
O Rock In Rio reforça também que essa é uma oportunidade é uma porta de entrada para as pessoas e que a possibilidade de voluntários passarem a integrar a equipe do festival é grande. Um dos exemplos é o de Leonardo Lima, que foi voluntário na edição de 2015 e hoje cuida da gestão de pessoas na equipe de operações do festival. “Trabalhei como voluntário em 2015. Fui monitor do backstage do Palco Street Dance e também ajudei nos brinquedos. Foi muita correria. Hoje, minha visão é mais alargada. Faço parte da equipe desde abril e entendendo cada processo, como funciona a toda a montagem. É uma experiencia única fazer um Rock in Rio desde o início, mas certamente foi minha atuação como voluntario que me permitiu estar aqui hoje”, garante.
A equipe de apoio será treinada com capacitações, palestras nas áreas de comunicação, atendimento ao público, competências técnicas e experiências práticas. O objetivo é focar a capacitação não apenas nas atividades em que a equipe realizará durante o festival, mas também estimular o desenvolvimento profissional dessas pessoas. Os mil voluntários selecionados atuarão em mais de 40 áreas do evento, dentro da Cidade do Rock, desde camarins e backstage até suporte técnico e operacional de diversos departamentos do evento.
O processo de seleção contou com quase 23 mil inscrições, que passaram pelas etapas de triagem e análise curricular, entrevistas e treinamentos.
Você já está pronto para o Rock In Rio? O festival acontece entre os dias 15 e 24 de setembro no Rio de Janeiro e você encontra todas as informações sobre o festival aqui no Audiograma.