Gênia. Inventora do shade pop. Princesa provocadora. Expositora das inimiga. Rainha dos boleto. Não faltam termos para se referir a Taylor Swift no mundo Pop e a cantora tratou de reforçar alguns deles com o clipe de “Look What You Made Me Do”, lançado no último domingo.
Leia mais: Taylor Swift faz doação à instituição que ajuda vítimas de abuso sexual
Entre elogios e críticas, a cantora aproveitou os pouco mais de 4 minutos para, de forma um pouco amarga mas totalmente direta, tratar com ironia todas as críticas em torno de sua carreira e sua reputação. Como se não bastasse, Swift ainda aproveitou o vídeo dirigido por Joseph Khan para soltar diversas alfinetadas em quem, seja lá por qual motivo for, tenha falado dela no mundo da música.
Isso não é nada novo na carreira de Swift ou na música Pop, mas “Look What You Made Me Do” talvez coloca o tal do shade em um nível no qual a gente nunca tenha visto anteriormente, ainda que a prática seja bem antiga e a lista de artistas que se utilizaram da prática seja bem maior do que você pensa.
Após analisar e discutir bastante sobre o clipe em nosso QG – vulgo grupo no Whatsapp, separamos as 15 alfinetadas que Taylor Swift distribuiu no clipe de “Look What You Made Me Do”. Será que você viu todas?
01) Enterrando sua reputação
Lembra quando Kim Kardashian “enterrou” a reputação de “boa moça” de Taylor ao revelar um áudio no qual revelava que a cantora sabia da existência da faixa “Famous”, ainda que não tivesse sido informada do trecho polêmico da canção?
A cantora tratou de usar isso já nos primeiros segundos do vídeo, com um recado na lápide principal: aqui jaz a reputação da Taylor Swift.
02) Nils Sjoberg
Você se lembra de Nils Sjoberg? Esse era o pseudônimo utilizado por Swift na composição de “This Is What You Came For”, faixa que Calvin Harris lançou na época em que os dois formavam um casal. Com o fim do relacionamento, Taylor revelou ser a compositora da faixa, o que explica a lápide vista abaixo.
Outros detalhes dessa passagem: o vestido de Taylor neste momento é o mesmo que ela usou no clipe de “Out Of The Woods”, último lançado para o álbum 1989. Quando a cantora “arruma” as lápides, a referência pode ser os palcos usados por Kanye West na turnê The Life Of Pablo.
03) Banheira: Kim ou David Mueller?
Após aparecer deitada em uma cova usando o mesmo vestido usado no Met Gala de 2014, Taylor se teletransporta para uma banheira cheia de joias. Duas hipóteses foram levantadas para esta passagem: referência ao assalto sofrido por Kim Kardashian em Paris (no qual ela afirmou ter sido amarrada e levada para o banheiro pelos assaltantes, que levaram milhões em joias) ou ao processo movido contra o ex-radialista David Mueller.
Além das joias, é possível ver na banheira uma nota de um dólar, valor pedido como indenização por Taylor Swift em caso de vitória no processo ao qual acusava Mueller de ter abusado da cantora ao “apalpar” a sua bunda durante um Meet & Greet em 2013. Além de vencer o processo, Taylor afirmou diversas vezes que o processo não era pelo dinheiro (representado pelas joias), mas pelo respeito ao qual todas as mulheres tem direito.
04) Até tu, Brutus?
Não é novidade para ninguém que Taylor Swift tem um squad de amigos, que inclusive é lembrado no fim do clipe. No entanto, em passagem na altura dos 50 segundos, a cantora aparece em um salão, sentada em um trono e cercada de cobras. Nos pilares da sala, é possível ler a frase “Et tu, Brute?”, escrita por William Shakespeare na peça Júlio César.
Significado claro de traição inesperada, parece que a cantora ficou surpresa com alguma atitude de alguém próximo e vários nomes foram especulados para essa referência. Entre os apontados, estão o de Zendaya, cantora que apoiou Kim Kardashian no caso “Famous” e até os nomes de Lorde e Cara Delevingne, mas esses eu vou tentar explicar depois.
Ah, vale lembrar que Kim Kadarshian foi que começou a se referir a Taylor Swift como “cobra”. Não é atoa que a cantora assumiu a alcunha e os animais se fizeram presentes nesta cena. Outro ponto levantado tem relação ao termo “Serving Tea”, usado para fofoca e também como sinônimo de dizer a verdade. E o que as cobras estão fazendo? servindo um chá.
05) Katy Perry, essa é pra você!
A treta número 1 da música pop na atualidade não poderia ficar de fora, né? Claro que Taylor Swift iria deixar algo no ar para Katy Perry, né? Com uma roupa de onça – que serve como referência ao clipe de “Roar”, Taylor sofre um acidente de carro.
No entanto, o fato é apenas uma forma de chamar a atenção dos paparazzi e revelar quatro detalhes: a semelhança visual com Katy, o fato dela estar segurando um Grammy na mão (prêmio que Perry nunca ganhou), ter uma onça dentro do carro com uma corrente ostentando o número 13 (número da sorte de Taylor e quantidade de indicações de Katy à premiação até hoje) e ainda remeter a cena final do clipe de “Unconditionally”, lançado por Katy em 2013.
06) Cobra se alimenta de que?
Já sabemos que Taylor é malvada e, neste momento do clipe, ela aparece dentro de uma jaula, se divertindo em um balanço. Depois, se alimenta com champanhe e lagosta, como toda pessoa fina faz. Muitos fãs apontam a lagosta como referência ao clipe de Katy Perry para “Bon Appetit”. Lá, ela era o prato principal. No clipe de Taylor, ela seria a lagosta.
Na cena, temos também um ratinho preso em uma ratoeira. Qual o motivo? Talvez você não saiba, mas os ratos fazem parte da cadeira alimentar das cobras. Pegou agora?
Ah, vale lembrar que Taylor está cercada por seguranças e vestindo uma roupa laranja, cor usada em muitos dos uniformes dos presidiários nos Estados Unidos. Estaria presa a nossa vilã sem reputação? Qual o motivo? Talvez o ponto seguinte nos responda.
07) Cobrando os boletos dos streamings
Lembra quando Taylor resolveu remover todas as suas músicas dos serviços de streaming como forma de protesto pelo que era recebido pelos artistas e compositores? Taylor lembrou disso no clipe ao reunir a sua gangue para invadir, roubar e destruir uma empresa chamada… Stream Co. Pensa que acabou? A máscara dos assaltantes ainda faz alusão ao clipe de “Dark Horse”, da Katy Perry.
Será que essa invasão foi a causa da prisão de nossa justiceira na cena anterior? rs
08) Ahhh, o amado squad
O grupo de amigas da cantora foi alvo de muitas críticas nos últimos anos. Seja pelo fato das suas integrantes fazerem parte de um “padrão de beleza” ao qual muitas outras pessoas não se encaixam – fato levantado após Demi Lovato falar sobre o assunto – ou até mesmo por acusações de que Taylor era manipuladora e que as demais garotas faziam o que ela quisesse, várias foram as notícias envolvendo o grupo de amigas.
Taylor coloca todas as acusações no vídeo de duas formas: primeiro, mostra que todas elas são iguais e plastificadas. Depois, coloca a cantora como líder suprema do grupo.
Ah, sabe o momento em que o squad aparece “destruído” com Taylor ao chão? Muito se falou sobre o fim do grupo de amigas após o episódio com Kim Kardashian e, de fato, algumas coisas mudaram daquele grupo para o atual. O grande exemplo é o afastamento de Zendaya (já citado).
09) Ela gosta de ser amada e lembra dos ex-namorados SIM!
Do fábrica squad, Taylor entra em uma sala cheia de candelabros e vários funcionários, que estão ali para fazer tudo o que a cantora deseja. Capachos, não é esse o nome?
Nessa passagem, Swift já começa fazendo referência a cantora e atriz Olivia Newton-John, lembrando a todos que esse papo de shade na música pop existe desde que o mundo é mundo. Para quem não sabe, Olivia também respondeu diversos burburinhos sobre a sua carreira e vida pessoal com uma música, chamada “The Rumour”. O visual de Swift lembra bastante o usado por Newton-John no clipe da canção, lançado em 1988.
Mas cadê os shades da Dona Taylor? Eles aparecem quando os funcionários se transformam em dançarinos e mostram uma camiseta com a inscrição I <3 TS. Logo no começo do namoro de Taylor com o ator Tom Hiddleston, ele apareceu em uma praia usando uma camiseta com a mesma inscrição. Na época, criou-se a história de que Taylor adorava demonstrações públicas de afeto. No entanto, o ator revelou tempos depois que ele precisava de uma camisa emprestada e a única que lhe servia era aquela. ¯\_(ツ)_/¯
Essa não seria a única referência ao seu passado amoroso, já que ter oito dançarinos em cena pode representar os oito ex-namorados que a cantora tem em sua vida: Joe Jonas, Taylor Lautner, John Mayer, Jake Gyllenhaal, Connor Kennedy, Harry Styles e Calvin Harris, além do Hiddleston, claro.
10) #RIPTaylorSwift
Voltando ao episódio com a família West-Kardashian, muitas pessoas alimentaram a hashtag #RIPTaylorSwift na época da “exposição” feita por Kim.
Taylor mostra que tem uma memória incrível (alguns diriam rancorosa) e se lembra disso também no clipe de “Look What You Made Me Do” com uma pirâmide de Taylors. Acima de todas, a “nova Taylor” aparece usando uma roupa com a inscrição REP (de Reputation) enquanto todas as “antigas Taylors” brigam para escapar da morte e chegarem ao topo… sem sucesso, claro.
11) E ela dança também, viu?
Durante a era 1989, Taylor Swift foi bastante criticada por uma ala que dizia que a cantora não sabia dançar e que isso ficava claro quando ela tentava fazer algo coreografado.
Pois muito que bem: a cantora resolveu isso como? Dançando, claro!
12) Katy, volta aqui que não acabou!
Pensa que acabou Katy Perry? Volta aqui que cê ainda é lembrada em mais uma passagem, quando Taylor explode uma loja chamada TS. Novamente caracterizada como a cantora de “Roar”, Swift anda em direção a câmera com uma onça presa na coleira que lembra muito o tigre do clipe de Perry.
A possível referência? Perry teria “ajudado” a acabar com o passado de Taylor?
13) O processo movido pela Blue Sphere/Lucky 13
Em 2015, Taylor Swift foi processada pela Blue Sphere, empresa responsável pela marca de roupas Lucky 13, voltada para o público amante de motos. Na época, a ação foi causada pelo uso do número 13 e acabou sendo encerrada após um acordo cujos termos foram mantidos em segredo de justiça.
No entanto, o problema com a Blue Sphere ressurgiu quando a cantora lançou o álbum 1989. Taylor Swift resolveu patentear algumas das frases presentes nas faixas e isso motivou um segundo processo. De acordo com a empresa, a forma como a qual Taylor Swift e sua equipe estavam trabalhando era inadequado e poderia confundir os consumidores.
Parece que Taylor se lembrou do caso ao aparecer levantando duas motos e, delas, caírem várias notas de dólar. Sutil, não?
14) Os amigos verdadeiros
Taylor faz uma referência ao clipe de “You Belong With Me” ao usar uma camiseta que remete ao vídeo. No entanto, na versão de “Look What You Made Me Do”, a camiseta conta com nomes daqueles que são os seus amigos leais atualmente: lá estão Selena Gomez, Blake Lively, Ryan Reynolds, as irmãs Este, Alana e Danielle Haim, Gigi Hadid, Lena Dunham, Ed Sheeran, Martha Hunt, Lily Aldridge, Abigail Anderson, Claire Winter e Todrick Hall, se eu consegui ver todos.
Além da falta (já justificada na lista) de Zendaya, fãs notaram que os nomes de Lorde e Cara Delevingne não foram lembrados na camiseta. Ou pelo menos não foram evidenciados na passagem do vídeo. Ambas pareciam bem próximas de Taylor e, nos últimos meses, não parecem tão conectadas, pelo menos nas redes sociais.
Será que elas abandonaram o Squad? Será que elas se encaixam no item 4 dessa lista?
15) O diálogo final
Todas as Taylors que aparecem no vídeo travam um diálogo interessante no fim do vídeo:
– Gente! (Taylor “You Belong With Me”)
– Pare de fazer essa cara de surpresa, é tão irritante. (Taylor-zumbi)
– Sim! Você não pode ficar surpresa o tempo todo. (Taylor “Shake it Off”)
– Qual a dessa vadia? (diz Taylor dançarina)
– Não me chame assim! (Taylor-zumbi)
– Gente! (Taylor “Teardrops On My Guitar”)
– Ah, pare de fingir que você é legal. Você é tão falsa. (Taylor-Red)
*Taylor “Teardrops On My Guitar” chora*
– Lá vai ela, bancando a vítima de novo (diz Taylor-motoqueira)
– O que você está fazendo? (Taylor com vestido do Met Gala 2014)
– Conseguindo provas. Vou editar isso depois! (Taylor-Perry)
– Eu gostaria de ser excluída desta narrativa (Taylor VMA 2009)
– Cala a boca! (Todas as demais)
Taylor usa o papo para relembrar de várias críticas sofridas ao longo da carreira por conta de seu comportamento que, para muitos, era forçado e enganador. Além disso, dois pontos são interessantes: a frase dita pela “Taylor-Perry” faz referência ao texto divulgado por ela na época da polêmica com a família West-Kardashian. Taylor publicou o print de um texto feito nas notas de seu iPhone e, no registro, era possível ver que a data de criação/salvamento do texto era anterior a da divulgação do áudio por Kim Kardashian e criou-se a ideia de que ela já se preparava para possíveis tretas com Kanye e Kim. Já a “Taylor VMA 2009” usa uma das frases mais lembradas do referido texto.
E aí? Viu mais alguma alfinetada que a gente deixou passar no vídeo? Conte aí para a gente!
Em novembro, Taylor Swift lança o seu novo álbum de estúdio, Reputation. Será que teremos mais shades no disco? Pelo sim, pelo não… já estamos esperando.