Há quem discorde, mas o dia 16 de agosto é conhecido mundialmente como a data em que Elvis Presley nos deixou.
Responsável pela transformação da cultura popular, Elvis acumula até os dias atuais mais de um bilhão de discos vendidos e, nesta quarta-feira, mais de 50 mil pessoas eram esperadas em Graceland, a residência oficial do músico e local no qual ele foi encontrado morto naquele fatídico dia de 1977.
Com os 40 anos de sua morte, é impossível não lembrar do legado que o Rei do Rock nos deixou, com sua voz marcante e passos de dança memoráveis, Elvis Presley faz parte do DNA da música até o dias atuais.
Filho de um caminhoneiro e uma operária têxtil, Elvis nasceu em 8 de janeiro de 1935 e cresceu em Tupelo, no Mississippi. Em 1948, se mudou para Memphis com seus pais e, com dezenove anos, gravou seu primeiro disco aos 19 anos. De forma quase que meteórica, Elvis se transformou em estrela e logo se tornou símbolo para milhões de pessoas nos EUA ao se tornar mais um exemplo do tal “american dream” e para outros tantos ao redor do mundo ao ser encarado como visionário.
Elvis também serviu de inspiração para diversos nomes da música. Desde Beatles até Bruno Mars, passando pelo também ícone Bob Dylan, todos possuem em Elvis Presley um ponto comum. Em certa ocasião, Dylan definiu como foi ouvi-lo pela primeira vez em uma frase: “foi como sair de uma prisão”.
Dono de sucessos como “Heartbreak Hotel”, “Hound Dog”, “Jailhouse Rock” e “Are You Lonesome Tonight”, o músico não teve os últimos anos da forma que gostaria e, viciado em medicamentos, se tornou um homem recluso e de poucas aparições. Subiu em um palco pela última vez em 25 de junho daquele ano, em Indianápolis e, quase dois meses depois, foi encontrado morto no banheiro de sua casa. Por lá, foi enterrado ao lado de seus pais, Gladys e Vernon, e de sua avó Minnie-Mae.
No entanto, o que fica é o legado. E para relembrar essa data especial, separamos quarenta músicas de toda a carreira de Elvis em uma playlist no Spotify. Uma música para cada ano sem o único Rei do Rock.