No ano de 2015, um colaboração surpreendeu a todos. Paul McCartney, Kanye West e Rihanna estavam juntos em um single. Em recente entrevista, McCartney relembrou como o convite surgiu, McCartney disse: “Recebi um telefone do meu empresário e ele disse: ‘Kanye West gostaria de trabalhar com você.’ E eu disse sim, vamos fazer. Eu estava um pouco nervoso no início porque pensei que poderia ser um erro terrível, mas fiquei intrigado ao ver o que ele estava fazendo e como ele fez isso.”
E Paul acrescenta que foi um processo muito intrigante. “Você não escreve músicas. Basicamente, basta conversar, você grava tudo em seu telefone celular. Daí ele vai embora. E a gravação dele está ali. Mas foi ótimo fazer isso porque não costumo trabalhar assim.”
Confira detalhes da Turnê One on One do Paul McCartney que chega ao Brasil em outubro
McCartney também comparou os elementos do processo de Kanye com os métodos experimentais dos Beatles ao fazer ‘Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band ‘, álbum clássico que recentemente completou 50 anos.
“Então eu estava esperando três meses depois de termos terminado a gravação, será que a música vai sair? De qualquer forma, chegou e era uma música da Rihanna … Eu disse: ‘Isso é ótimo! E perguntei: ‘Eu estou na música?’ E ele: ‘Oh, sim. Você é o guitarrista. Eu disse q não lembrava, e ele respondeu: ‘Nós aceleramos isso’. Sabe aquela voz distorcida de vez em quando na música? Pois é, sou eu!”
Paul McCartney então explicou: “Eles transformam essas coisas, estamos falando do ‘Sgt Pepper’s’, nós amávamos experimentar coisas novas, então eu acho que nós seríamos assim, usando desses truques que eles usam hoje para acelerar e misturar as coisas um pouco.”
Além de “FourFiveSeconds” com Rihanna, Paul e Kanye trabalharam juntos em “All Day” e “Only One”.