Quer listinha com conteúdo nacional de qualidade para você curtir (ou conhecer)?
Então vem que a #DICA5 separou cinco nomes da música nacional que liberaram materiais interessantes nos últimos dias.
Para começar, o cantor e compositor carioca Camões liberou nos últimos dias um novo single. Intitulada “Nova Aurora”, a faixa mescla uma pegada pop com uma letra interessante e que é totalmente inspirada na Baixada Fluminense e das cidades que ficam próximas ao Rio de Janeiro.
A faixa surge como homenagem aos moradores do bairro de Nova Aurora, que fica em Belford Roxo, e fala sobre o ambiente festivo do local. “Nova Aurora representa o meu interesse cada vez maior por fazer músicas mais democráticas, que comuniquem algo a mais pessoas”, comenta Camões. “Quando voltei pra casa depois daquele festão, foi irresistível pegar a viola e fazer uma canção sobre o lugar”, completa o compositor.
“Nova Aurora” é o primeiro single do novo álbum de Camões. O registro será o primeiro álbum completo do carioca, que já lançou os EPs Cupim e Anilina. A direção e fotografia do clipe ficam por conta de Fábio Nogueira e Neno Andueza.
É do Rio de Janeiro também que vem a nossa segunda dica: a banda Filtra lançou recentemente o clipe de “Setenta”, uma faixa que fala abertamente sobre política e ser como uma resposta à onda de conservadorismo que vem tomando conta do Brasil.
No vídeo, vários nomes conhecidos da cultura carioca interpretam a faixa. Em comum, todos são amigos dos integrantes, o vocalista Fellipe Mesquita, o baterista Mateus Nagem, o baixista Gustavo Muniz e o guitarrista João Gambier.
O novo projeto de Ícaro Reis (Sarina) liberou o seu segundo single. Com o nome de “Remember”, a nova faixa do Mannequin Trees ganhou um vídeo com uma pegada nostálgica, que combina bem com a canção.
Além de Ícaro, o projeto conta também com as participações da guitarra e voz de Gabriel Olivieri (O Grande Babaca); o baixo e voz de Teago Oliveira (Maglore); sintetizadores de Leon Perez e a bateria de Marco Trintinalha.
A novidade é a segunda divulgada do Mannequin Trees. Além dela, o projeto lançou recentemente a faixa “Daydream”. Ambas farão parte de um EP que estará disponível em breve nos serviços de streaming.
A nossa quarta dica é uma releitura especial. Talvez você já esteja cansado de “Hotline Bling”, aquele hit que o Drake lançou no ano passado e que ~infernizou~ em todos os lugares possíveis, mas vou te dar um bom motivo para ouvir a letra mais uma vez.
O carioca Mayam (foto) apresentou recentemente uma releitura da faixa, com uma pegada totalmente diferente e que aproxima a canção do indie rock, com direito a guitarra marcante e um arranjo interessante.
Para fechar, tem mais conteúdo político por aqui pois nunca é demais.
Os paulistas da The Upperground apresentaram recentemente um lyric-video para a faixa “Voiceless”. A canção conta com uma letra que fala abertamente sobre ganância, poder, manipulação e uma população que aguenta calada os absurdos e abusos cometidos por políticos, independente do seu lado de escolha.
“Entendemos que a letra é um alerta sobre o cenário atual e que a solução está em nossas mãos, na união”, conta o músico Johnny Vignoto. “O cenário atual pede que a essência do hardcore seja resgatada. Ir contra o sistema são temáticas que fazem parte da origem e essência do rock, muito mais latentes no punk e no HC. Achamos que o hardcore não é apenas um estilo de música, é também cultura e estilo de vida”, finaliza o baterista.
O lyric-video foi desenvolvido por Thiago Vignoto e Gabriela Alonso, da Vig Filmes.
Foto destaque: Alice Venturi