São várias as músicas que chegam a internet através de vazamentos ilegais e acabam roubando os corações dos fãs e admiradores, que se questionam o porquê de tal faixa ter sido descartada ou não lançada.
De fato, existem milhares casos em que as unreleaseds – como são chamadas – se tornam canções famosas e as vezes tão populares quanto as faixas lançadas oficialmente.
Separamos aqui, cinco artistas da música pop e suas unreleaseds que despertaram atenção quando caíram na rede.
.
# Natalia Kills
Natalia Kills, hoje conhecida como Teddy Sinclair, líder e mentora do grupo Cruel Youth, é uma exímia cantora e compositora, tendo inclusive assinado trabalhos de Madonna e Rihanna.
A extensa lista de criações da artista não se limita a seus dois álbuns lançados ainda como Natalia Kills, Perfectionist (2011) e Trouble (2013). “Goodbye” é uma genial canção, ambientada e produzida sob os moldes clássicos das produções da cantora; arranjo imponente, vocal expressivo e toda a genialidade de suas letras.
Dica: Outras unreleaseds famosas da cantora podem ser encontradas na internet. Escute também “Feel Myself”, “Pretend” e “Heart To Break”.
# Kesha
Embora tenha sido lançada pela girl band sul-coreana SNSD (Girls Generation), “Run Devil Run” foi originalmente composta por Kesha e os produtores busbee e Alex James nas sessões de gravação para os álbuns Animal e Cannibal, de 2010.
A música foi descartada da tracklist final do álbum de estreia da cantora e vendida para a gigante oriental S.M. Entertainment.
Já “Innocence & Pills”, que chegou a internet através dos vazamentos promovidos pelo movimento #FreeKesha, traz a ideia de como seria a sonoridade da cantora caso seu antigo produtor e empresário, Dr.Luke, a concedesse liberdade criativa.
# Lady Gaga
Produzida por Rob Fusari, “Filthy Pop” é o típico pop nova-iorquino identitário de Lady Gaga, com forte influência de glam rock e hip-hop. A faixa possui um break drumless incrível quando alcança os 2 minutos exatos de duração.
Não se sabe o destino da faixa, se foi gravada e oferecida para outro artista ou se fazia parte da pré-seleção de Gaga para o álbum The Fame, lançado em 2008.
Dica: Recomendamos também “Superstar”, de Gaga e DarkChild, composta para as Pussycat Dolls.
# Lana Del Rey
Prestes a lançar seu novo álbum Lust For Life, Lana Del Rey nunca para de compor e produzir novas músicas. Tal fato pode explicar a longa listas de canções não lançadas da cantora que são divulgadas de forma ilegal na internet.
“Never Let Me Go” é uma das faixas que marcaram a construção da estrutura de composição da cantora e do tipo de linguagem poética sempre presente em suas músicas, com alusões ao estilo de vida americano, poesia beat e todo spleen que só ela poderia fazer.
Dica: Escute também as faixas “Serial Killer”, “Queen Of Disaster”, “Hit & Run” e a recém divulgada “Best American Record”.
# Nicki Minaj
“Autobiography” tem um título autoexplicativo, fala por si só. Considerada por muitos como a composição chave da carreira de Nicki Minaj, a música que carrega influência gospel/black-music e versos extremamente íntimos, nunca foi lançada.
Dica: As mixtapes da rapper, lançadas antes de sua ascensão na indústria em 2011, podem ser encontradas na internet.