Quem nunca ficou frustrado porque aquele clipe que você viu o seu ídolo postando todo o making of no Instagram ou em outros meios de comunicação nunca fora lançado? E aqueles flagras de paparazzis durante as filmagens que nunca entraram na versão final do vídeo? Aliás, que vídeo?
Compartilhando do sentimento de falta do que nunca se teve, vamos acompanhar uma lista de clipes que arruinaram nossa vida nunca foram lançados, mas com certeza já existiram.
Vamos começar pela princesa do pop e troll master Britney Spears. Se você está se perguntando por que motivo ela já abre este post, logo logo vai entender.
Frustração número 1: gravação original de “Make me…”
Antes de lançar a primeira música de trabalho do último álbum, Britney divulgou uma imagem em seu Instagram diretamente dos bastidores da gravação do videoclipe de “Make me…”.
Dirigido por David La Chappelle, queridinho dos fãs de música pop, a ansiedade pelo lançamento do videoclipe oficial tomou conta do B-Army. Vazaram na web fotos e trechos do clipe com muita coreografia, bailarinos, uma Britney atlética e até mesmo enjaulada e molhada, entre diversos outros materiais que só aumentaram a ansiedade dos fãs.
A espera aumentou, a data de lançamento demorou a ser revelada e, quando o clipe finalmente saiu, foi uma bomba não era absolutamente nada do que todos esperavam.
Depois de muitas petições para que fosse liberada a versão original do clipe, o empresário da cantora, Larry Rudolph, deu uma entrevista e pediu para que todos esquecessem a possibilidade do lançamento do corte original simplesmente porque “o clipe não havia dado certo”. Mas, pelo que se sabe, os problemas seriam desde desentendimento com o diretor La Chappelle a desaprovações contratuais dos anunciantes do clipe.
Como a ideia deste post é evitar frustrações, graças a internet temos uma versão fanmade vazada para que você tenha uma excelente noção de como seria esta produção.
Ah, vale lembrar que a equipe de Britney já trollou os fãs outras vezes.
Frustração número 2: gravação original de “Gimme More”
Um banho de água fria similar aconteceu em 2007 quando o clipe do primeiro single do álbum Blackout também não foi o que os fãs esperavam.
O corte final do clipe deixou de fora cenas de Britney em gravação externa, um striptease mais elaborado enquanto fazia pole dança e outros diversos takes diferentes. Mas, este caso já foi superado porque vazou a versão que seria lançada na época, em HQ.
Frustração número 3: gravação original de “Perfume”
O segundo single do álbum Britney Jean também foi censurado. A versão original do clipe traria uma Britney espancada por seu namorado e, no fim do vídeo, ela apertaria o gatilho, atirando no próprio. As imagens do making of vazaram mas o diretor Joseph Kahn revelou que a versão original do clipe havia sido destruída e foi morar no cemitério dos clipes.
Frustração número 4: gravação original de “When I Grow Up”, das Pussycat Dolls
Para quem não sabe, Britney chegou a gravar uma participação no clipe das Pussycat Dolls, “When I Grow Up”. Porém, por conta da imagem atribulada da cantora durante o período de lançamento do single, a versão final contou somente com a participação das integrantes do grupo.
Desta vez não existem fotos, nem vídeos, nem uma história certa pra contar de como seria sua participação nesta produção.
Vale lembrar que para “Work Bitch” também rolou uma censura no corte final do clipe, por estar “sexy demais”. Mas, como o clipe também agradou e muito os fãs, não vamos incluir na lista.
Se você chegou até aqui e acha que o post é de uma artista só, se enganou. Senta que lá vem mais história.
Frustração número 5: clipe de Alicia Keys com Beyoncé, “Put It In a Love Song”
Esta deve ser provavelmente a maior frustração dos brasileiros em relação aos artistas internacionais. E isso acontece porque Alicia Keys e Beyoncé gravaram um videoclipe para a música “Put It In a Love Song” no Rio de Janeiro, e muitos fãs puderam acompanhar de pertinho a produção em comunidades da cidade.
Questionada diversas vezes por que motivo o clipe até hoje não havia sido lançado, Alicia disse apenas que as coisas não se encaixaram, não saíram do jeito esperado. Entretanto, outros rumores dizem que o cancelamento do single teria resultado também no cancelamento do clipe. Alicia chegou a comentar que o vídeo pode sair algum dia, em algum lançamento especial com materiais exclusivos.
Um samba desses, bicho…
Frustração número 6: clipe de Lady Gaga para “Do What U Want”
Lady Gaga também já deixou os fãs na espera de clipes incríveis algumas vezes. É o caso de “Do What U Want”, do álbum ArtPop.
Após um clipe simples e menos pretensioso do que costumava fazer no lançamento de “Applause”, a promessa da Era seria o vídeo do até então novo single. Por trazer diversas controvérsias em relação a abuso sexual, a gravadora de Gaga decidiu vetar o projeto, principalmente porque o rapper R. Kelly, que participa do clipe, também estava sendo acusado de cometer crimes sexuais.
A cantora também passava por um momento conturbado em sua carreira e o single anterior que chegaria aos charts, “Venus“, havia sido cancelado.
Alguns trechos da versão original caíram na rede e você pode conferi-los no fanmade abaixo.
Frustração número 7: gravações iniciais de Lady Gaga em “Edge Of Glory”
A Mother Monster, ou até mesmo Joanne, também deixou os fãs esperançosos por um clipe incrível da música “The Edge Of Glory“. Até pouco tempo antes do lançamento, Laurieann Gibson, diretora criativa da cantora, havia revelado que o diretor do clipe seria Joseph Kann, também responsável pelos clipes “Love Game” e “Eh Eh (Nothing Else I Can Say)”.
Porém, pouco tempo antes do lançamento, o diretor desmentiu e ninguém entendeu nada. Gaga também anunciou através de seu Twitter e sem muitas explicações a data de lançamento. A versão original do clipe trazia Lady Gaga em um aquário com seus dançarinos e na versão final não existe nada disso. Ao que tudo indica, a estrela e o diretor teriam se desentendido durante as gravações do vídeo.
Como Gaga preza por sua criatividade, as ideias foram aproveitadas de vez no lançamento do seu clipe seguinte: “You and I“.
Frustração número 8: Madonna e Ricky Martin em “Be Careful”
Em 1999, Ricky Martin lançou seu primeiro álbum em inglês e, entre os sucessos que o fez renomado no mercado americano com sua música latina, havia um dueto com ninguém mais, ninguém menos do que Madonna.
A faixa “Be Careful (Cuidado Con Mi Corazón)“, produzida por William Orbit, responsável por umas das melhores músicas da carreira da Rainha do Pop, seria um provável single.
Existem rumores fortes de que chegaram a cogitar até mesmo a gravação de um videoclipe para a canção, mas isso não foi possível porque na época a cantora estava envolvida com as produções do filme Next Best Thing e do álbum Music.
Se você ficou na curiosidade para ver como seria um vídeo dos dois, aqui está um encontro na cerimônia de entrega dos Grammys, em 1999.
Frustração número 9: clipe de “Mobile”, de Avril Lavigne
Avril Lavigne e sua gravadora tinham algumas estratégias diferentes para a promoção de Let Go, álbum de estreia da cantora. Na verdade, “Mobile” foi um single promocional na Austrália e na Nova Zelândia, se tornando parte da trilha sonora dos filmes O Medalhão e Recém Casados.
O vídeo foi filmado em 2003, nas estradas de Los Angeles, mas os fãs precisaram esperar oito anos para assisti-lo. Em 2011, o clipe vazou no YouTube.
Frustração número 10: primeira versão do clipe do Paramore para “Ain’t it Fun”
Quem curte o Paramore também não chegou a ver a primeira versão finalizada do clipe de “Ain’t It Fun”.
“Ninguém está mais ansioso do que nós para ter o clipe perfeito. É uma das nossas músicas favoritas da banda até hoje e, quando a hora chegar, teremos um clipe digno desse sentimento”, resumiu a vocalista Hayley Williams antes de regravar todo o material.
PLUS: Videoclipe de Michael Jackson para “One More Chance”
Em 2003, para promover a coletânea Number Ones, Michael Jackson gravou o clipe para o último single em vida de sua carreira, “One More Chance”. O lançamento foi cancelado três dias após a gravação porque Michael era acusado de abuso sexual contra menores de idade.
Em 2010, o clipe foi lançado na coletânea “Michael Jackson’s Vision”, com todos os videoclipes do Rei do Pop.
Fã sofre, né? Se você também sofre por um clipe não lançado, vem contar pra gente!
.
Agradecimentos especiais aos colegas de Audiograma Graciela Paciência, Mari Duarte e Matheus Gouthier, que compartilharam ideias neste post.