Todo mundo aguarda o novo álbum do Gorillaz. O lançamento de Humanz acontece muito em breve e Damon Albarn falou sobre o projeto em uma entrevista para a Q Magazine.
De acordo com Albarn, o disco é resultado de um pensamento festivo sobre uma situação caótica e usou a eleição de Donald Trump como ~motivador~ para a criação. “Os três princípios do álbum são dor, alegria e urgência”, diz. “Eu falei para todo mundo imaginar que estava nos Estados Unidos após a posse de Donald Trump e imaginar o pior dos cenários: como você se sentiria nesta noite? Vamos fazer uma disco festivo sobre o mundo ficando maluco”, completa o músico.
Com lançamento previsto para o dia 28 de abril, o registro contará com vinte músicas em sua versão standard e colaborações de Grace Jones, Mavis Staples, De La Soul, Pusha T, Vince Staples, Jehnny Beth (Savages), D.R.A.M., Kilo Kish, Anthony Hamilton, Peven Everett e Benjamin Clementine, entre outros. Já em sua versão Deluxe, Humanz terá 26 faixas, com direito a colaboração da cantora Carly Simon na faixa “Ticker Tape”.
Outro assunto abordado durante a entrevista de Damon Albarn é a retomada das atividades do The Good the Bad & the Queen. Revelando poucos detalhes, Damon apenas afirmou que o grupo que conta com o baixista Paul Simonon (The Clash), o guitarrista Simon Tong (The Verve) e o baterista Tony Allen trabalha em um novo registro.
Até o momento, o sucessor do último registro The Good the Bad & the Queen, que leva o nome do grupo e foi lançado em 2009, ainda não tem data de lançamento definida.