Foi no carnaval de 2013 na praia da Ferrugem, em Santa Catarina, que a banda Bastardo Roots surgiu. E o que parecia apenas um som informal entre amigos se transformou num grupo que mistura rap, rock e raggae.
Formada pelos cariocas Jupira (29) no vocal, violão e na guitarra, Renan GTM (28) no vocal e percussão e Vitor “Massakiller” Mendes (30) no baixo, a banda lança o seu primeiro EP, Bastardos Roots Vol. 1. “No sul, víamos uma galera fazendo um som e pensamos que poderíamos fazer algo parecido no Rio. Começamos por lá e a galera curtiu”, relembra Jupira.
E é com essa história inusitada que decidimos convidar esses caras para um bate-papo no Interrogatório da semana.
Vocês iniciaram o grupo em 2013 na praia da Ferrugem, em Santa Catarina, conte-nos quais influências de lá ainda são essenciais ao grupo?
A influência de lá é basicamente a praia e o fato de a galera gostar de som ao vivo, de bandas, uma coisa cada vez mais rara.
O grupo vai lançar seu primeiro EP. Falem um pouco sobre cada uma das músicas?
Acredite se quiser, temos material suficiente pra lançar um CD duplo, mas muitas músicas estão em fase de produção, gravação etc. Estamos ainda escolhendo as faixas que entrarão no EP, pois gostamos de todas. Mas já adianto algumas fortes candidatas:
“Andando Pelas Ruas da Cidade”: a música antes tinha o nome de “Rap do cotidiano”, pois fala do dia a dia numa cidade grande, pois estamos sempre correndo pra lá e pra cá, com pressa, e pelo fato de sermos engolidos pelos perigos e pela rotina de uma metrópole.
“Jamaica”: Um reggae que fala sobre o desejo e o sonho de ir à Jamaica em busca do estilo de vida ideal, de curtir a praia, encontrar a mulher perfeita… rsrs…
“Ladeira de Santa Teresa”: a letra conta a história de um cidadão que acorda num sábado, cansado, pois é o dia ideal para descansar, mas aquele amigo tá ligando e chamando ele pra farra. Várias pessoas se identificam com essa música, porque nada mais é do que a realidade. Santa Teresa é um lugar inspirador, várias coisas acontecendo ao mesmo tempo. É um samba-rock com rap, se é que isso existe.
“Tem que Se Ligar”: Assim como “Ladeira“, essa música conta tudo detalhadamente. Nada mais é do que a situação atual, de perigo nas ruas do Rio e do Brasil. Você tem que se ligar, senão roda. Os atalhos às vezes podem te botar numa furada! Deixamos ela com uma percussa que ficou bem caiçara, com uma guitarrinha marcando. Tem de tudo um pouco, até rap.
“Fale Bem Baixinho”: Uma das primeiras músicas que fizemos, um reggae de um cara apaixonado por uma mina. Ele quer fazer de tudo pra ficar com ela, no lugar ideal, na paz, vendo o por do sol…
Qual a sonoridade que vocês definem para a banda?
No início tocávamos muito com cajon e violão, era caiçara o esquema. Depois foi evoluindo, a banda foi ficando mais completa, incrementada. Não sei definir ao certo, mas a gente fala que é reggae-rock. Tocamos o som ideal pra se ouvir na praia, numa festa.
Os reality-shows musicais estão em alta. Vocês assistem? Acreditam que traga visibilidade para a banda?
Visibilidade com certeza traz, pois a galera assiste bastante TV!
Quais são as bandas que vocês mais curtem? Quais covers mais se divertem apresentando?
Korn, Blink 182, Charlie Brown Jr., Slipknot, Dr. Dre, Kottonmouth Kings, Papa Roach, Story Of The Year, Red Hot, Sublime. Gostamos de fazer covers do Natiruts. Às vezes tocamos uma do NOFX, outra do Stick Figure… tocamos de tudo, depende do que a galera quer ouvir. Um CBJR não pode faltar! A grande realidade é que gostamos mais de tocar nossas músicas (risos).
Se analisar o cenário musical brasileiro, está dominado por músicas sertanejo-universitário e uma fatia de funk. Quais bandas/cantores/cantoras que vocês acham que tem uma sonoridade inspiradora?
Nos inspiramos nas bandas gringas. Nas brasileiras é Charlie Brown Jr. sempre, Ultramen, O Rappa, Planet Hemp, Ponto de Equilibrio, Natiruts, Cpm 22, Tihuana, Dead Fish e Chimarruts. Pode perceber que não tem banda nova, porque falta espaço. Só o que tem agora é sertanejo e funk. Estamos aqui pra somar!
Hoje os videoclipes voltaram a ser relevantes por conta do surgimento do YouTube. Quais são os 5 clipes que vocês acham sensacionais? Vamos montar um TOP 5 da banda na matéria.
“Chinese Man” – Escape
Korn – “Freak On A Leash”
Charlie Brown Jr – “Não viva em vão“
Gorillaz – “Feel Good Inc“
Bomfunk MC’s – “Freestyler”
Ouça Bastardo Roots nas plataformas digitais:
Apple Music – Spotify – Deezer – YouTube – Soundcloud
Site: www.bastardoroots.com.br
Facebook: Bastardoroots
Instagram: @BASTARDOroots