Músicas que dificilmente fariam sucesso alguns anos atrás, hoje ocupam o topo do mundo. Tudo muda e a cena musical não seria indiferente, novos nomes surgiram e, quase que imperceptivelmente, caíram no gosto popular, mesmo que ainda não sejam conhecidos.
Os recentes sucessos de Justin Bieber, Rihanna, Selena Gomez e vários outros cantores partem de visionários que muitas vezes vivem longe dos holofotes, no cenário alternativo e não possuem o reconhecimento merecido. Selecionamos aqui 9 produtores e/ou compositores responsáveis por grandes sucessos dos últimos tempos.
# BLOODPOP
Nascido no estado do Kansas, Michael Tucker, conhecido como Bloodpop e ocasionalmente por Blood Diamonds, se tornou popular por suas produções futuristas, seus arranjos modernos, oníricos e psicodélicos, mesclados a um sofisticado estilo eletrônico com referencias ao estilo synthpop que chamaram a atenção de gigantes da indústria quase que instantaneamente.
O produtor e compositor já declarou em entrevistas que talvez inconscientemente, a sua infância “desiludida e frustrante no interior do Kansas” tenha sido o principal combustível para sua descoberta criativa e sua sede por inovação. Tucker fez parte do staff de Lady Gaga para o álbum Joanne, trabalhou recentemente com MØ , Charli XCX, Grimes, Fifth Harmony, Britney Spears, Madonna e é apontado pela mídia como o motivo do sucesso do smash-hit “Sorry”, de Justin Bieber.
# BIBI BOURELLY
Nascida em Berlim, Bibi Bourelly é cantora e compositora de um gênero que ela descreve como a junção de soul music com raízes alternativas que incorporam elementos hip-hop. Bourelly ficou famosa após o impacto do buzz single “Bitch Better Have My Money” em 2015, o qual escreveu para Rihanna.
Desde então, a alemã compôs também para Selena Gomez, Usher e ainda teve seu nome creditado em três faixas do álbum ANTI, também de Rihanna.
# JULIA MICHAELS
Julia Carin Cavazos conhecida pelo seu nome artístico, Julia Michaels, é uma promissora cantora e compositora norte-americana. Embora tenha apenas 23 anos, Michaels – que performou no encerramento das Olimpíadas Rio 2016 ao lado de Kygo – apresenta uma extensa lista de composições para outros artistas como Demi Lovato, Selena Gomez, Nicole Scherzinger, Justin Bieber, Rita Ora, Ed Sheeran, Fifth Harmony e até mesmo veteranas da indústria como Gwen Stefani e Britney Spears.
A cantora também deu voz às canções “Daisy” e “Straight Into The Fire”, presentes no álbum True Colors, lançado por Zedd. Em 2017, Julia Michaels planeja investir em sua carreira como cantora e o recém lançado single de estréia, “Issues”, conta com a produção de Benny Blanco (de quem falaremos mais abaixo).
# JUSTIN TRANTER
Justin Tranter é um cantor, compositor e estilista americano e já compôs musicas para diversos artistas como Britney Spears, Selena Gomez, Kygo, Justin Bieber, JoJo, DNCE, Fall Out Boy e até John Legend.
A versatilidade do americano em compor músicas de diferentes estilos e obter sucesso em diversos gêneros solidificou Tranter na indústria como um habilidoso e promissor músico.
Justin, que também é vocalista da banda Semi Precious Weapons, compõe para inúmeras vozes sobre diversos temas, porém sua raiz musical é altamente influenciada pelo glam-rock, com grandiosos sintetizadores e os riffs infectados do electro-punk que constitui grande parte da cena alternativa urbana norte-americana.
# BENNY BLANCO
Benjamin Levin, conhecido popularmente como Benny Blanco, é um cantor, compositor e produtor americano, responsável por nada menos que 12 canções que alcançaram a almejada colocação #1 na parada Hot 100 da Billboard.
Benny migra entre a eletrônica, o dance e o pop-rock, sempre com excelência e produziu canções de Katy Perry, Kesha, Britney Spears, Rihanna, Taio Cruz e Maroon 5, entre outros, sendo o produtor responsável pelo sucesso de “Same Old Love”, de Selena Gomez.
Atualmente, tem seu nome envolvido nos novos projetos de Katy Perry e Lana Del Rey, além de ser especulado como um dos produtores do aguardado novo álbum de Charli XCX.
# BEBE REXHA
A voz e a mente por trás do viciante refrão de “Hey Mama”, parceria de David Guetta com Afrojack e Nicki Minaj, pertence a talentosa americana Bebe Rexha.
Nascida como Bleta Rexha, filha de um casal de albaneses, Bebe é cantora, compositora, modelo e uma estrela em ascensão. A cantora – que compôs “All Hands On Deck”, de Tinashe; “Some Girls”, de Madonna; e “Team”, de Iggy Azalea – é uma das promessas da indústria para 2017.
Após o estrondoso sucesso de sua parceria com G-Eazy em “Me, Myself and I”, Rexha prepara o lançamento de seu álbum de estréia, All Your Fault: Pt I. O álbum contará com participações de Nicki Minaj, Ty Dolla Sign, G-Eazy e, possivelmente, David Guetta, e tem seu lançamento agendado para 17 de Fevereiro.
# MARTIN GARRIX
Martin Garrix, como é chamado Martijn Gerard Garritsen, nasceu e cresceu na Holanda e foi eleito o melhor DJ do mundo em 2016, pela conceituada DJ Mag. Sua paixão pela música eletrônica fez com que o DJ e produtor viesse a explorar diferentes vertentes; desde o progressive house até o future bass.
Sua parceria com Bebe Rexha, “In The Name Of Love”, se encontra no topo das paradas mundiais e é sucesso absoluto de vendas e nas plataformas de streaming. Garrix, que possui parcerias com Usher e Ed Sheeran, anunciou recentemente o lançamento de “Scared To Be Lonely”, parceria com a britânica Dua Lipa.
# MIKE WILL MADE IT
Michael Len Williams II é o gênio que produziu “Black Beatles” de Rae Sremmurd, a música que se tornou hit após o viral Mannequin Challenge.
A faixa é só mais um dos grandes sucessos produzidos pelo rapper, produtor e compositor americano, que já trabalhou em canções de Rihanna, Miley Cyrus, 2 Chainz, Juicy J, Gucci Mane, Lil Wayne, Ciara e, atualmente, concorre ao Grammy pela produção de “Formation”, canção presente no álbum Lemonade, da cantora Beyoncé.
O americano é nome requisitado em diversos projetos atualmente e, segundo rumores, é um dos principais produtores do próximo álbum de estúdio de Nicki Minaj.
# JON BELLION
Jon Bellion, como é conhecido o nova-iorquino Jonathan David Bellion, é um cantor, compositor, rapper e produtor que a iniciou sua carreira lançando mixtapes através de sua página no Facebook.
Escreveu ao lado de Bebe Rexha o refrão de “The Monster”, canção de Eminem e Rihanna, e ainda se juntou ao DJ alemão Zedd para dar voz a faixa “Beautiful Now”. Jon mescla influencias de diversos estilos a uma faceta eletrônica e os resultados dessa mistura não parecem ruins: seu atual single “All Time Low” se encontra em ascensão nas tabelas musicais de todo mundo e a produção de seu aguardado segundo álbum de estúdio deverá ter início ainda no primeiro semestre de 2017.
Para completar ainda mais o post, tem playlist exclusiva no Spotify com músicas produzidas ou compostas pelos nomes presentes na lista.
Aproveite e siga o Audiograma por lá, pois sempre tem playlist nova para você.