Seja você um “Passenger” como Iggy Pop ou o “front-seat” como o Chamillionaire, música e viagem tem uma ligação essencial. Desde quando a música se tornou portátil, alimentando vários gadgets através dos anos, passou a ser ainda mais presente na vida das pessoas, em momentos individuais ou não.
Plano de fundo para várias atividades, desde a caminhada matinal ao sexo, uma boa playlist pode catalisar sentimentos, mudar ou ratificar o humor de alguém. Todo mundo que conheço ao menos uma vez na vida já teve uma trilha sonora para se exercitar, por exemplo; tudo se torna mais prazeroso com uma levada ao fundo. Durante um percurso longo, então, nem se fala. Comigo começou nas idas e vindas da escola; fosse no ônibus ou a pé, o modo mais eficaz de realmente prestar atenção nas melodias e letras (e me distrair) era durante algum translado.
Como resultado disso, e de um período que estudava em outra cidade, uma Triplist foi se formando com o passar dos anos, acumulativa. Com o advento do Spotify e do Deezer, tornou-se ainda mais fácil criar e organizar tal lista.
Dito isso, já há algum tempo (semanas, para ser mais exato), estive revendo todas as faixas presentes com a intenção de compartilhar aqui os filhos dessa playlist mãe, separada em tópicos para os mais diversos tipos de humor, enquanto viajantes. Para momentos específicos ou, como poderão ver, apenas para relaxar (enquanto aquele ônibus que deveria gastar duas horas até o destino e pegou um baita engarrafamento e sabe-se lá quando chegará; ou quando a carona não ajuda ou não se dispõe a preencher o silêncio do trajeto).
As playlists serão fixas, porém as músicas poderão sofrer alterações de acordo com o passar do tempo. Agora é só pegar o fone ou conectar o celular no carro e dar play.
# Triplist 1: Just Chilling
Seja no ônibus, no avião ou no carro, na maioria das vezes o importante é relaxar. Sabe aquele momento em que o que resta é olhar a paisagem? Esse é o compilado para dar trilha sonora ao plano de fundo banal do outro lado do vidro. O sono não vem e o jogo do celular não é suficiente para passar o tempo? Eis a solução.
# Triplist 2: Pra dormir
Tem sempre o tipo de pessoa que prefere (ou que a única opção) é dormir. Eu, particularmente, durmo bem melhor com uma trilha ao fundo. Mas não pode ser qualquer uma, certo? Nesta encontram-se músicas com uma levada mais calma, como deve ser. Alexi Murdoch, Bon Iver, Sufjan Stevens, Iron & Wine…Um combo de artistas da mais alta qualidade que o único arrependimento será dormir no meio da lista e não contemplá-la como um todo.
# Triplist 3: Pra chorar na volta pra casa
Nem toda viagem tem um bom motivo, a gente sabe. Curtir a fossa pode ser um ótimo exercício de reflexão pra ocupar o tempo. O final do fim-de- semana perfeito, das férias, do relacionamento. Todo mundo que já viajou sabe que rola aquela bad na volta pra casa. Um sentimento inexplicável e uma maçã entalada no esôfago que ativa as glândulas lacrimais mesmo sem querer. Como é um fator constante em várias viagens, três listas contemplarão o luto; sendo que esta é a primeira delas. Já começa com Band of Horses, pegando também a parte mais depressiva do Sufjan, do Pete Yorn, do Johnny Cash…
# Triplist 4: Pra lembrar dela
A segunda das listas “menos alegres”, a Triplist 4 foca na dor de cotovelo, no lado esquerdo do peito. Pra quem admite que realmente f… com a relação desta vez, como diriam os Mumford and Sons. Se viagem é o momento em que a reflexão bate forte, como evitar que o pensamento paire na amada?! Se não fosse pelas musas, metade das canções não existiriam; quiçá da arte como um todo. O sertanejo então, nem se fala. (‘Descoincidentalmente’, o sertanejo está fora por motivos de preferência do autor. Até a sofrência tem limites)
# Triplist 5: Pra lembrar dele
Nada mais justo que oferecer o outro lado da história. Com um foco no eu-lírico feminino, esta triplist entende melhor as mulheres (e homens, por que não?) que também sofreram desilusões. Vai ter Norah Jones, sim, vai ter Metric, Carla Bruni e The Weepies (que o nome já diz por si só: ‘Os Chorões’). Ainda em processo de formação, uma vez que este que vos fala trabalha na base da Triplist 4. Sinta-se à vontade para colaborar com o trabalho, inclusive.
# Triplist 6: Pra não dormir dirigindo
Não aconselho ninguém a dirigir com sono, obviamente. Porém, tem horas que quem dirige sozinho precisa de uma forcinha pra aguentar o trajeto sem baixar a guarda. Entendam como um serviço de utilidade pública, se assim quiserem. Músicas um tanto quanto mais animadas, às vezes mais conhecidas, com guitarras marcantes, baterias dignas de um batuque improvisado e, em sua maioria, um rock mais agressivo, por assim dizer. Começa com TV on the Radio, passando por Jimi Hendrix, AC/DC, até chegar no System of a Down. Duvido alguém dormir com SOAD. Hehe.
# Triplist 7: Pra quem está de mudança
Um episódio que se depender da playlist vai (quase sempre) deixar a depressão de lado e promover a mudança de ares. Para momentos em que a única saída é juntar as tralhas e começar de novo em outro lugar. Otimismo sempre, preparando o espírito para o que está por vir. Partidas para não mais voltar. Pra quem chegou naquele ponto em que as coisas deram muito certo ou muito errado; sem meio-termos.
# Triplist 8: Guilty pleasure das estradas
Latrel ouviu essa playlist e não sai mais do carro. Aquela cena de ‘As Branquelas’ define. Sabe quando você tá ouvindo rádio e toca aquela música que era hit em 2000, que de tão boa (mas vergonhosa) você levanta o vidro e abaixa o som, mas não tem forças para mudar a estação? Prepare-se para uma compilação de todos esses sucessos. É pra se sentir velho, envergonhado, mas também é ótimo pra alegrar o dia e dar um rolê com o melhor amigo que compartilha dos mesmos gostos duvidosos. Creed? Tem! Hoobastank? Tem também. Blink 182, Avril Lavigne, Akon… Também vale ouvir no celular; mas se alguém perguntar, minta sobre o que está ouvindo. Afinal de contas, a maioria a gente canta errado até hoje e vai ser impossível fazer leitura labial.
# Triplist 9: Pra curtir com os amigos
Amigos, amigos; gosto musical faz parte. Nesta playlist o flow é um pouco diferente. Todos sabemos que existem amizades e amizades. Para agradar a todos, começamos com as músicas das paradas, aquelas que querendo ou não você tem que admitir mexer os ombros nem que seja disfarçadamente; que todo mundo finge que sabe o refrão, mas só sabe o ritmo. Nossos amigos nos entendem, não tem problema. Tem The Weeknd, OMI, Rihana, Avicii e até Justin Bieber, mas vale a pena. Juro! O segundo momento trata-se de um pouco de indie-rock mais animadinho – The Temper Trap, Phoenix, Peter Bjorn And John – seguido de algumas coisas mais velhas como: Smash Mouth, Outkast, RHCP e mais. Pra fechar, o momento nacionais que todo mundo conhece, de Tim Maia a Seu Jorge; Raimundos a Charlie Brown Jr.; Skank a mutantes. Como disse, para todos os tipos de amizades.
# Triplist 10: Pra descer a serra
O mar é privilégio de poucos. O resto, em algum momento, vai ter que descer a serra pra curtir a praia. Nada melhor pra já entrar no clima que um ‘Reggaezin’, de leve. Violão, clima de lual, pôr (ou nascer) do sol e calmaria. O marasmo e a maresia tomam conta. Como dizia Gabriel: “Sente a maresia”.
Quer mais playlists? Então siga o Audiograma no Spotify e na Deezer (sim, todas as playlists também estão disponíveis por lá) para conteúdo exclusivo.