Os fãs de Jeff Buckley acabam de ser presenteados com mais um álbum póstumo de um dos maiores artistas da história. Em You and I, que está disponibilizado na íntegra nesse link, acompanhamos Buckley fazendo releituras de diversas canções. De Bob Dylan e Led Zeppelin até Sly and the Family Stone e The Smiths.
Buckley gravou apenas um CD em vida, o clássico Grace, de 1994, e faleceu três anos depois aos 30 anos. Mesmo tão novo e com tão pouco material gravado, a obra do artista permanece influenciando milhares de artistas. Alanis Morissette, U2, Coldplay, Muse e Radiohead são alguns dos nomes que já declararam amor pelo legado de Buckley.
Quando digo que os fãs foram presenteados com um disco inédito de Buckley é muito pelo clima íntimo das gravações. Não há produção e temos apenas a voz e o violão de Buckley nas canções. Quase como se fosse uma apresentação particular para nós. A simplicidade dessas demos encanta profundamente os admiradores da obra do artista e não soa como um trabalho oportunista como tantos outros que existem por aí quando falamos de lançamentos póstumos.
O material de You and I é basicamente formado de demos com releituras de algumas das canções favoritas de artistas que Buckley amava, como The Smiths e Led Zeppelin. “Everyday People”, do Sly and the Family Stone, é uma das grandes surpresas, mas o carro chefe é “Just Like a Woman”, de Bob Dylan. Assim como já havia feito com “Hallellujah” e “Lilac Wine”, Buckley demonstra que além de ter sido um compositor talentoso, era um intérprete acima da média. Daqueles que se apropriam de músicas de terceiros como se fossem suas. Dylan deve ter ficado orgulhoso com essa homenagem. “I Know It’s Over” é uma releitura já conhecida, mas que delícia ouvir “The Boy with the Thorn in His Side” nesse arranjo tão simples.
Mas não é apenas de covers que vive You and I. Podemos ouvir uma versão mais crua de “Grace”, um de seus maiores sucessos, e também uma versão bem inacabada de “Dream of You and I”, que empresta o seu nome para o disco e inclui uma bela narração de Buckley explicando suas inspirações para compor a canção.
São pouco mais de 50 minutos recheados da magia musical que apenas verdadeiros anjos são capazes de oferecer. Cada uma das notas presentes nas canções de You and I nos fazem lamentar que Jeff Buckley tenha nos deixado tão cedo e nos privado de todas as belezas que ainda criaria.
Jeff Buckley – You and I
Lançamento: 11 de março de 2016
Gravadora: Legacy
Gênero: Alt Pop/Rock
Produção: –
Faixas:
01. “Just Like a Woman” (Bob Dylan)
02. “Everyday People” (Sly and the Family Stone)
03. “Don’t Let the Sun Catch You Cryin'” (Louis Jordan and His Tympany Five)
04. “Grace” (First studio recording)
05. “Calling You” (Jevetta Steele)
06. “Dream of You and I”
07. “The Boy with the Thorn in His Side” (The Smiths)
08. “Poor Boy Long Way from Home” (Bukka White)
09. “Night Flight” (Led Zeppelin)
10. “I Know It’s Over” (The Smiths)