O Lollapalooza Brasil está chegando e, aqui pelo Audiograma, falamos bastante sobre as atrações internacionais que fazem parte do lineup do festival.
Dentre as mais de 50 atrações que passam pelos palcos de Interlagos no próximo fim de semana, resolvemos dar uma olhada no chamado ~produto nacional~ presente no festival.
Como nós já falamos do Matanza em post anterior, separamos outras catorze atrações nacionais do Lollapalooza e falamos um pouco delas para vocês.
Dingo Bells
Direto de Porto Alegre, o primeiro nome da nossa lista é o do trio Dingo Bells. Elogiada pela crítica especializada, a banda chega ao festival com a turnê de seu álbum de estreia, Maravilhas da Vida Moderna, lançado em abril do ano passado. Apesar de ser o primeiro álbum, Rodrigo Fischmann, Diogo Brochmann e Felipe Kautz tocam juntos há pelo menos dez anos e levarão para o festival temas como melancolia, rotina e trabalho. Os destaques ficam por conta de “Eu Vim Passear”, “Dinossauros” e “Mistério dos 30”.
[youtube]https://youtu.be/RTI8TkF5T4g[/youtube]
Supercombo
No primeiro dia do festival, um dos bons nomes que sobe ao palco do Lollapalooza é o do Supercombo. A banda, que trabalha em seu novo álbum de estúdio, tem um repertório interessante na bagagem e deve ser montado em cima de seus três álbuns anteriores. O de maior destaque deles é o mais recente, Amianto, lançado em 2014. Foi com ele (e com a participação no Superstar) que a banda conseguiu bater na porta do mainstream, ainda que tenha toda a carreira pautada no meio independente. Caracterizado pela sua versatilidade e pela criatividade de suas letras, a banda pode ser uma das boas surpresas do festival. Para ouvir, dê play em “Piloto Automático”, “Se Eu Quiser”, “Saco Cheio” e “Sol da Manhã”.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=YW4-V0xQkTg[/youtube]
Dônica
Quem também dá as caras no sábado são os cariocas da Dônica. Com sua mistura de Rock e MPB, a banda ganhou o país durante o ano passado com o lançamento de seu debut, Continuidade dos Parques. Além disso, tem um sobrenome importante da música nacional entre os seus integrantes, graças a presença de Tom Veloso. Músicas como “Casa 180”, “Bicho Burro” e “Praga” devem fazer parte da apresentação em Interlagos.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=b_TQcqtE9xI[/youtube]
The Baggios
É de Sergipe que vem o duo The Baggios. Desde 2004, o duo promove uma mistura entre blues, rock sessentista e, em faixas como “Sem Condição”, lembram bastante um outro duo formado por Jack e Meg White. Seu último trabalho é o ao vivo 10 Anos Depois, lançado em 2015 com um registro da turnê de 10 anos do The Baggios. Antes dele, lançaram os elogiados Sina (2013) e The Baggios (2011), além de alguns EPs. Repertório não vai faltar para Julio Andrade (Guitarra e voz) e Gabriel Carvalho (Bateria). Uma das tocadas no Lolla deve ser “Um Rock Para Zorrão”.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=fL31xhfYks0[/youtube]
Marrero
Formado em 2012, o Marrero começou a sua trajetória como um quarteto. No entanto, após a saída de seu baixista, o vocalista Anderson Kratsch, o guitarrista Estevan Sinkovitz e o baterista Felipe Maia resolveram tocar o barco e seguir adiante como um trio. A banda se considera como “clássica”: É daquelas que fazem um som simples, direto e objetivo. Após se juntar ao selo Skol Music e com faixas como “Quem Será” e “Pense Por Dois” na manga, o Marrero pede passagem no Lollapalooza durante o domingo. E pode ser um bom ponto de parada para você.
[youtube]https://youtu.be/lYhOdhvof84[/youtube]
Maglore
Mais um nome que promove uma mescla entre Rock e MPB, os baianos da Maglore se juntaram em 2009 e, com três álbuns na bagagem e muita experiência em festivais, prometem fazer bonito no Lollapalooza. O show deve ser montado em torno de seu álbum mais recente, III, que esteve presente nas principais listas de melhores álbuns do ano passado, incluindo o nosso humilde #Listão2015. Em Interlagos, a minha expectativa é por ouvir faixas como “Invejosa”, “Se Você Fosse Minha” e “Mantra”.
[youtube]https://youtu.be/S-ix8aFdtA4[/youtube]
Versalle
Vindo de Rondônia, a Versalle ganhou visibilidade com a sua participação no Superstar. A terceira colocação no reality acabou atraindo as atenções para o quarteto, que lançou no ano passado o seu primeiro álbum cheio, Distante em Algum Lugar. Formada atualmente por Criston Lucas (guitarra e vocal), Rômulo Pacífico (guitarra), Igor Jordir (bateria) e Miguel Pacheco (baixo), a Versalle se apresenta no domingo (13) e, dentre as faixas já conhecidas, tô curioso para ouvir “Verde Mansidão” ao vivo. Espero que dê tempo.
[youtube]https://youtu.be/aEXPGAlb_js[/youtube]
Karol Conka
Em um belo dia de 2014, fui apresentado ao Batuk Freak, lançado no ano anterior por Karol Conka. Lembro até hoje das batidas iniciais de “Gueto Ao Luxo” ecoando no meu ouvido e o pensamento de que “isso ao vivo deve ser sensacional”. Pois bem, algum tempo depois eu terei a chance de ver como é isso de perto. Daquele dia pra cá, Karol se juntou ao selo Skol Music, virou um dos nomes fortes do rap feminino no Brasil e conseguiu a tão sonhada visibilidade no cenário musical com “Tombei”. Por vários motivos, o show da Karol será uma das minhas paradas no Lolla e, desde já, torço para que “Gueto Ao Luxo” esteja no setlist.
[youtube]https://youtu.be/N9L5Dk3mvHw[/youtube]
Funky Fat
Aqui do meu quintal (Minas Gerais), o quarteto Funky Fat parte rumo ao Lollapalooza. O projeto consegue fazer uma mistura interessante entre música eletrônica e indie-rock e é mais um nome que chamou a atenção do selo Skol Music. Formado por Thiago Guimarães, Gui Santoro, Rafael Cury e Manu d’Alcântara, o grupo tem um tudo para se tornar um dos nomes fortes no cenário nacional e alçar voos maiores. Se bem que falar de voos maiores quando o projeto já está em alta rotação lá fora parece um pouco atrasado, né?
[youtube]https://youtu.be/rtfwJRJE00o[/youtube]
Emicida
Um dos nomes mais aguardados do lineup nacional do Lollapalooza, Emicida leva para o Lollapalooza toda a acidez e genialidade das faixas presentes em seu mais recente álbum, Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa, lançado no ano passado. Sem medo de colocar o dedo na ferida e falar do que se faz necessário, Emicida tem tudo para entregar um show forte e marcante no Lollapalooza, assim como toda a sua tem sido. E a vontade de ouvir “Mandume” ao vivo é forte.
[youtube]https://youtu.be/AauVal4ODbE[/youtube]
Zerb
Com apenas 18 anos, Zerb vem atraindo a atenção da música eletrônica no cenário nacional. Se apresentando no primeiro dia de festival, o jovem pode fazer bonito no festival e continuar galgando seu espaço Brasil afora. Sua missão já começa forte, recebendo a responsabilidade de abrir o Palco Trident.
[youtube]https://youtu.be/YwQxwE_P6lE[/youtube]
Alok
Um dos últimos nomes a aparecer no lineup do Lollapalooza, Alok chega ao festival com boa bagagem e a responsabilidade de carregar o título de melhor DJ brasileiro, segundo a revista House Magazine. E ele tem feito por onde.
[youtube]https://youtu.be/VdyP6YJpq5A[/youtube]
Groove Delight
Projeto musical idealizado pela jovem artista paulista Ké Fernandes, o Groove Delight navega por diferentes mares, passando pelo Rock, New Wave, House e Techno, tudo bem mesclado e resultado em um bom produto final. Desde 2009 na ativa, o projeto já atraiu olhares de nomes como Ritchie Hawtin, Meme, Anderson Noise e Laurent Garnier, se tornando uma das boas referências femininas dentro do cenário eletrônico.
[youtube]https://youtu.be/0pnojZfTgrU[/youtube]
Planet Hemp
Para fechar o nosso especial nacional, aqueles que chegaram aos 45 do segundo tempo e prometem tomar de assalto o Lollapalooza. A missão é dura, já que a banda tem a missão de encerrar os trabalhos do festival no Palco Axe enquanto Florence And The Machine fecha o Palco Skol e o Zedd se apresenta no Trident. Nada que assuste D2, BNegão e os demais, que voltam ao festival depois de três anos e comandarão o desfile de sucessos de toda a carreira do Planet Hemp no festival e, quem sabe, brindar o público com algo novo.
[youtube]https://youtu.be/OrZo-oonfds[/youtube]
Quer saber tudo sobre o Lollapalooza Brasil em um só link? Dê uma olhada em nosso especial, bem aqui.