Em turnê pelo Brasil com a nova e aclamada “South América”, o músico David Garrett finalmente vai mostrar ao público carioca o talento eletrizante que fez com que fosse considerado um dos “violinistas mais rápidos da atualidade” e um repertório que intercala peças de Beethoven e Bach com sucessos de Coldplay, Beatles e Michael Jackson. A turnê sul-americana passará por alguns estados brasileiros e chega ao Vivo Rio no dia 28 de julho, às 21h30min.
Um concerto aos 10 anos de idade fez do violinista alemão David Garrett um prodígio do cenário clássico mundial. Graduado na classe de Itzhak Perlman na Juilliard School – a mais conceituada escola de música dos Estados Unidos, seu disco de estreia, aos 15 anos, com concertos de Mozart, foi gravado com ninguém menos que o renomado maestro Claudio Abbado.
Após um caminho pavimentado por anos de sucesso em concertos e celebradas gravações de obras de Bach, Mozart, Beethoven, Paganini e Tchaikovsky, entre outros, Garrett decidiu abraçar também o cenário do pop/rock. Sem abandonar os clássicos, incorporou ao seu repertório hits de bandas como Metallica e Queen, e entrou para um seleto grupo de intérpretes que conseguiram sucesso transitando com desenvoltura entre os dois gêneros.
David Garrett não só ganhou vários prêmios por suas gravações como recebeu elogios e incentivo de estrelas máximas do violino como Isaac Stern e Yehudi Menuhin. A partir de 2008, com o lançamento do premiado álbum “Encore”, com arranjos para clássicos e composições de sua autoria, o músico intensificou o trabalho de mesclar em suas apresentações peças clássicas com canções de rock e temas de filmes. Garrett coloca que “Bach, Mozart, Beethoven, todos os grandes compositores sempre incorporaram elementos que eram populares em sua época para conquistar o público, e não há nada repreensível sobre isso. Pelo contrário” . A mistura de perfeccionismo no gênero clássico e a busca de novas vertentes com certeza explicam o sucesso mundial de Garrett desde então.
A sucessão de composições próprias intercaladas com arranjos de peças clássicas, que variam da dificílima Rapsódia nº 24 de Paganini ao clássico “Nothing Else Matters”, do Metallica, surpreendeu o mundo da música. Defensores e críticos desencadearam um diálogo sobre os caminhos da música, mas Garrett foi recompensado com o Echo de 2008 na categoria Clássico sem Fronteiras. Nos EUA, David Garrett ficou vários meses como número um nas paradas de Clássicos e Classical Crossover.
David Garrett gravou 14 álbuns entre os anos de 1995 e 2013 e lançou quatro DVDs. Também se aventurou pelo cinema – ele aparece nos filmes “Tenor at the Movies” e “A New World”, ambos de 2008, interpretando canções de “O Poderoso Chefão” e Cinema Paradiso”, e também em “The Devil’s Violinist”, de 2013, onde interpreta o compositor e violinista italiano Niccoló Paganini.
Os ingressos vão de R$180 a R$480 (inteira) e podem ser comprados através da internet e bilheteria do Vivo Rio.
Para ter uma prévia de seu espetáculo, veja abaixo o vídeo de um de seus concertos mais televisionados em que apresenta o cover de “November Rain” da banda Guns N’ Roses.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=IXOn_v8yRxM[/youtube]