Twenty One Pilots, uma dupla americana que conheci muito por acaso, formada atualmente por Tyler Joseph e Josh Dun. Desde o primeiro som deles que escutei ja gostei da proposta e me chamou atenção logicamente por ser algo bem diferente do que eu geralmente tenho escutado nas músicas que surgem por ai. O segundo disco é o Blurryface, que está bastante experimental (o que é a cara deles!) e incrivelmente bom.
Sucessor do Vessel, lançado em 2013, Blurryface ja mostra amadurecimento musical mesmo com o pouco tempo de estrada da dupla. É mais ousado, eles se desafiaram mais musicalmente tanto nas letras quando na parte instrumental.
Tyler Joseph é quem assume os vocais. Entre rimas e ritmos acelerados, ele divide toda a criatividade musical com o baterista Josh Dun. Josh é como se fosse o ‘coração’ da música do Twenty One Pilots, controlando todo o processo nas suas batidas, que diga-se de passagem são bastante versáteis nesse novo álbum.
Blurryface explora novos temas nas letras. É sobre um Joseph que luta contra seus conflitos interiores, é sobre lutar pelo que se acredita e também, mesmo que minuria, sobre o amor.
Fairly Local é uma das minhas faixas preferidas. Foi o primeiro single e eu tenho uma sensação que existe um ‘loop’ entre a letra e as batidas. The Judge me chamou bastante atenção também por ter ukelele na composição e ser uma levada bem mais leve do que o resto do disco. É a faixa do álbum que te deixa mais leve.
Tear In My Heart é aonde encontramos o amor entre as faixas. Aliás algo levemente nessa música me lembrou Still Into You do Paramore, talvez a forma que são divididos os versos e a sensação de que são músicas felizes que falam de amor, são amores que deram certo e não um coração partido.
Goner é a música que fecha o álbum, é uma música triste que reflete as inseguranças de Josh. Apesar de todo esse tom ‘sombrio’ tem um instrumental que mostra exatamente o que a música quer dizer, por mais simples que seja. Ja que Blurryface retrata essas angústias interiores, nem tão bem resolvidas, não poderia terminar com uma faixa melhor.
Twenty One Pilots – Blurryface
Lançamento: 17 de Maio de 2015
Gravadora: Fueled By Ramen
Gênero: Indie
Produção: Ricky Reed, Mike Elizondo, Mike Crossey, Tim Anderson
Faixas:
01. Heavydirtysoul
02. Stressed Out
03. Ride
04. Fairly Local
05. Tear in My Heart
06. Lane Boy
07. The Judge
08. Doubt
09. Polarize
10. We Don’t Believe What’s on TV
11. Message Man
12. Hometown
13. Not Today
14. Goner