Madonna esteve de fora da maior parada de hits da Billboard americana por mais de três anos, mas com o terceiro single do seu novo álbum “Rebel Heart“, a Rainha do Pop conseguiu voltar aos charts. Isso é um motivo para se comemorar depois de tantos problemas em sua carreira.
Essa era está conturbada para a cantora. Antes mesmo de ter uma data definida de lançamento do álbum, ela e sua equipe depararam com as músicas vazando na internet em uma rapidez absurda e precisaram agir rapidamente. Assim, após muitas reuniões e decisões, no final de dezembro de 2014, ficou decidido que o álbum seria colocado em pré-venda com mais seis faixas finalizadas, seriam elas: “Living for love”, “Ghost Town”, “Bitch I’m Madonna”, “Devil Pray”, “Unapologetic Bitch” e “Illuminati”. As demais faixas foram divulgadas a medida que se aproximava do lançamento do álbum. Posteriormente, “Hold Tight”, “Joan Of Arc” e “Iconic” também foram liberadas, até enfim o álbum ser liberado inteiro em março de 2015.
A estratégia ficou confusa e perdida. Não era possível cancelar todo o projeto de cerca de 3 anos e recomeçar tudo. A ideia foi investir na promoção do álbum, que também foi confusa. A primeira apresentação do single “Living For Love” foi marcada após quase um mês da liberação do álbum para pré-venda e da faixa ter sido liberada, o que, obviamente, prejudicou a música nas paradas. Os fãs já haviam recebido a música na pré-venda do álbum e então não faria sentido comprar novamente. Um maxi-single foi lançado e Madonna se apresentou nas maiores premiações de música como Grammy, Brit Awards, que deu o que falar por conta da queda que sofreu no palco causada por umas mudanças de última hora na capa que carregava ao abrir a performance, além de programas de TV bem assistidos. A promoção do novo projeto também veio através do lançamento do clipe no app Snapchat, tentando se aproximar do público mais jovem que usa.
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A segunda aposta foi o single “Ghost Town”, que estrearia no Meerkatapp, mas a ideia falhou e após muitas horas estreou no Vevo. Para chamar atenção da mídia, Madonna se apresentou com Taylor Swift no IHeartRadio festival e lançou outro EP de remixes, todos voltados para a faixa.
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Sem muito barulho nas rádios, que boicotaram a cantora por ter mais de 50 anos, a equipe começou a perceber que o lance seria se aproximar ainda mais do público jovem que assiste videoclipes no YouTube, é fã das dezenas de cantoras mais novas do pop que vieram após a chegada de Britney Spears e ainda se mobilizam para incluir as suas faves nos charts. Obviamente, o público da Madonna que a acompanha por muito tempo não é desses de realizar mobilizações para vê-la no #1 da Billboard, mas os números são levados à cantora através de vendas de álbuns (antigos e recentes) e de ingressos comprados nas turnês. E “só”.
Assim, a ideia foi escolher a música mais irreverente do álbum e favorita de seus filhos mais novos, “Bitch, I’m Madonna”. Pedindo uma pequena ajuda às estrelas que reinam nas paradas atuais, Katy Perry e Miley Cyrus, a veterana e sócia (do Tidal) Beyoncé, a cantora Rita Ora e a rapper Nicki Minaj, que já participa da música, além de Kanye West e Diplo, que a ajudaram na produção do novo álbum, Madonna conseguiu fazer um clipe colorido, divertido, polêmico, que chamasse a atenção da mídia. Estreando no Tidal (com atraso e erro, mais uma vez), no dia seguinte já estava disponível no Vevo e o sucesso foi certeiro. 15 milhões de visualizações em uma semana, batendo o número de views que seus clipes anteriores levaram muito tempo para conseguir. Na verdade, “Ghost Town” ainda não conseguiu.
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A música finalmente retornou ao Hot 100 e alcançou a 84ª posição na primeira semana após o lançamento do vídeo, por causa da nova contagem da Billboard que contabiliza streams. A última vez que a cantora apareceu nos charts foi em 2012, com o lançamento de “Give Me All Your Luvin'”, também com Nicki Minaj e com participação de M.I.A., que conquistou o peak na 10ª posição.
Não se sabe se a música permanecerá no chart e se o interesse pelo público vai se manter, mas fica nítido que ela conseguiu chamar atenção, retornou à principal parada, os jovens gostaram e esse buzz pode ajudar nas vendas do álbum que foi completamente vazado e ainda assim já vendeu mais de 800 mil cópias desde o seu lançamento, estreando em #2 no Top 200 Álbuns, com aproximadamente 120 mil cópias. Mesmo sendo o álbum mais vendido da semana, perdeu o topo por conta da soma de vendas + streams da trilha sonora de Empire, seriado americano.
O próximo passo é a Rebel Heart Tour, que teve seus primeiros shows nos Estados Unidos adiados para janeiro do próximo ano, por questões de logística, segundo seu empresário Guy Oseary. O primeiro show da turnê agora acontecerá no Canadá, em Setembro. Alguns shows estão esgotados na Europa e a turnê deve passar pela Austrália, após duas décadas sem visita da cantora, e América do Sul, incluindo o Brasil.
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Nesta semana, sua assistente de longa data, Liz Rosenberg, decidiu se aposentar. É provável que um novo gigante entre para o time de Madonna, mas ainda não existem informações.