Como todo mundo já sabe, Daniel Johns soltou recentemente o seu primeiro álbum solo.
Com 15 faixas, Talk foi disponibilizado pelo (ex?) vocalista do Silverchair através dos principais serviços de streaming e ouvido algumas vezes por mim. No entanto, um fato passou despercebido.
Alertado pelo amigo Gleyson Lage, pude perceber que uma das faixas inéditas de Talk não é tão inédita assim. No entanto, para contar essa história, precisamos voltar ao ano de 2010.
No dia 30 de abril daquele ano, Daniel, Chris Joannou e Ben Gillies divulgaram através do site oficial do Silverchair que o processo de gravação de seu sexto álbum de estúdio tinha se iniciado. Na época, o disco estava sendo produzido por Daniel em parceria com Nick Launay (produtor do disco Young Modern) e a sonoridade do tal “Album 6” caminhava ainda mais para o experimental, se distanciando dos trabalhos que catapultaram a banda para o sucesso. O disco ia sair no fim daquele ano mas, meses depois, outro anuncio acabou botando todo o projeto por terra, quando a banda revelou um hiato por tempo indeterminado.
Na época do anúncio do novo álbum, a banda se apresentou no festival australiano Groovin’ the Moo e, por lá, mostrou duas faixas inéditas na época, que receberam os nomes de “Machina Collecta” e “16”.
[youtube]https://youtu.be/GL69tc56zIM[/youtube]
[youtube]https://youtu.be/NZ-pLfTZjSY[/youtube]
Eis que, pouco mais de cinco anos depois, uma dessas músicas teve a sua produção finalizada. Trata-se de “16” que, no álbum solo, ganhou o nome de “Going On 16”, que você ouve abaixo:
A faixa mantém inclusive muito da estrutura que lhe foi dada em 2010, deixando a pergunta no ar: Seria Talk um resultado daquilo que Daniel Johns queria fazer no “Álbum 6” do Silverchair? Pergunta que, provavelmente, não teremos a resposta tão facilmente.