Ao longo dos seus 30 anos de carreira, o R.E.M. colocou alguns hits na cabeça das pessoas. Contudo, criar estes hits nunca esteve na cabeça de seus integrantes.
Em entrevista concedida à Rolling Stone americana, o baixista Mike Mills revelou que a escolha e o sucesso obtido com alguns singles ao longo da carreira foram obras do acaso. “Nós colocamos os singles porque nos gostávamos deles e eles eram peças legais de música e de arte. Se as grandes estações de rádio os tocavam, era ótimo, mas certamente no início eram feitos para as rádios universitárias, como qualquer outra banda. Elas eram meramente cartas para os álbuns que nós estávamos lançando”, comentou Mills.
Segundo o baixista, todo esse trabalho de escolha e divulgação dos singles era arquitetado em conjunto com a gravadora. “Nós nunca planejamos os hits. Os singles eram escolhidos em cooperação com gravadora. Uma das razões pela formação que fizemos da banda era porque o rádio comercial era inaceitável para qualquer coisa que não fosse promovido por uma grande gravadora, do jeito que a grande gravadora queria“, afirma Mike.
Recentemente, o R.E.M. divulgou o lançamento do documentário R.E.M by MTV, que conta a trajetória da banda no canal durante toda a sua carreira. Além disso, a banda lançou uma coletânea com singles gravados na IRS Records entre 1983 e 1988.
Fundada em 1980, a banda encerrou as suas atividades em 2011 e, além de Mike Mills, a banda ainda contava com o vocalista Michael Stipe e o guitarrista Peter Buck.
.
Ouça os dois álbuns Unplugged que o R.E.M. gravou para a MTV, em 1991 e em 2001: