Encabeçada por Jakob Dylan, filho da lenda Bob Dylan, podemos dizer que o The Wallflowers sempre teve que lidar com essa sombra carregada pelo seu vocalista e guitarrista.
Formada em Los Angeles, no ano de 1989, a banda tinha influências de nomes como Bruce Springsteen, Elvis Costello, Tom Petty, R.E.M. e, claro, de sombra maior. Com toda essa mistura, a banda lançou o seu debut em 1992. Levando o nome da banda, o disco acabou não rendendo o esperado para a Virgin Records, que acabou deixando a banda de lado.
Com o momento conturbado, a banda passou por mudanças em sua formação. Na época um quarteto, a banda perdeu o baterista Peter Yanowitz e o baixista Barrie Maguire. Por sua vez, Jakob recrutou o guitarrista Michael Ward, o baixista Greg Richling e o baterista Mario Calire, que se juntaram a ele e ao tecladista Rami Jaffee. Com esta formação, veio o segundo álbum e Bringing Down the Horse é, certamente, o melhor disco da banda até hoje. Até porque, foi dele que veio os hits “6th Avenue Heartache” e “One Headlight”, que acabou ganhando um Grammy em 1998 de Melhor Canção de Rock.
Ainda que tenha produzido álbuns relativamente bons, o sucesso de Bringing Down the Horse nunca foi repetido. De lá pra cá, vieram (Breach) (de 2000), Red Letter Days (de 2002), Rebel, Sweetheart (de 2005) e o mais recente deles, Glad All Over, de 2012.
Atualmente, o DNA da banda ainda é Jakob Dylan. Soma-se a ele o guitarrista Stuart Mathis – que entrou na banda em 2005 – e temos o que restou da última formação do The Wallflowers já que, ao fim da turnê de divulgação de Glad All Over, Greg Richling e o baterista Jack Irons deixaram a banda, seguindo o caminho de Rami Jaffee, que pulou fora pouco antes do fim da turnê.
Não sabemos qual será o futuro do The Wallflowers mas, por gostar bastante do Bringing Down the Horse, resolvi indicar sete músicas da banda para vocês. Vai que vocês também gostam, né?
1) One Headlight
2) Closer To You
3) Three Marlenas
4) 6th Avenue Heartache
5) The Difference
6) Hospital For Sinners
7) Sleepwalker
Ah, uma das músicas da lista seria a versão de “Heroes”, do David Bowie, que a banda fez para a trilha de Godzilla. No entanto, ela não está disponível no Spotify… mas você pode ouvir aqui.