Neste domingo (14/09), as três principais praças de Belo Horizonte receberam o Festival Natura Musical.
Com 12 horas de programação e celebrando a diversidade da música brasileira, o evento contou com a presença de vários artistas nacionais como Fernanda Takai, Samuel Rosa, Érika Machado, Elba Ramalho, Ney Matogrosso (foto) e novos talentos como a banda paulista 5 a Seco.
A estimativa é que pelo menos 50 mil pessoas assistiram aos shows nas praças e pouco mais de 30 mil acompanharam a programação na Praça da Estação, onde foi concentrado o maior público. O palco na Praça da Estação foi marcado por encontros inéditos entre artistas de peso, com diferentes estilos e gerações, afirmando assim a diversidade, característica marcante do Festival Natura Musical.
O primeiro encontro foi da baiana Marcela Bellas e a paraense Juliana Sinimbú que foi esquentando o público para o domingo de shows. Com alguns minutos de atraso a banda paulista 5 a Seco (foto) subiu ao palco para agraciar a programação do Festival Natura Musical, apresentando músicas do novo disco, Policromo, e canções do seu repertório de grande sucesso como “Pra você dar o nome”, “Deixa estar” e “Feliz pra cachorro”, com participação marcante do público mostrando um carinho especial com a banda.
Depois foi a vez da queridíssima Fernanda Takai e Samuel Rosa subirem ao palco, com uma galera animada os aguardando. Takai cantou canções do novo disco solo, Na Medida Do Impossível e, junto com Samuel Rosa, levantou ainda mais o público com músicas já consagradas, como “Resposta” e “Sobre o tempo”.
Elba Ramalho (foto) trouxe para a Praça da Estação o xote e até a quadrilha, fazendo todos dançarem – inclusive os integrantes da banda 5 a Seco que foram para a pista assistir a apresentação de uma das maiores cantoras brasileiras. Elba também fez uma homenagem ao rei do baião, Luiz Gonzaga e cantou clássicos do estilo. Mariana Aydar ainda fez uma participação especial com a cantora.
Um dos momentos mais aguardados do festival foi a ilustre e irreverente participação de Ney Matogrosso, penúltimo show da noite na capital mineira. Pontualmente às 19:30, Ney teve seu encontro com o público e não dispensou um cenário diferenciado com painéis de LED e troca de figurinos, levando a multidão ao delírio de sua performance.
Por último, para encerra a noite e o Festival Natura Musica 2014 em Belo Horizonte, Arnaldo Antunes com participação de Marisa Monte. Foi uma apresentação que afirmou a amizade dos dois. “Sem você”, do repertório de Arnaldo Antunes, abriu a sequência de músicas que também teve um MIX do seu tempo de Titãs e “Ainda bem”, de Marisa Monte.
Durante 12 horas de programação o Festival Natura Musical promoveu 15 shows com mais de 20 artistas e bandas, com a presença de mais de 50 mil pessoas nas praças da Liberdade, JK e Estação. Sem dúvida, eventos desse porte são sempre bem-vindos, e não apenas para as grandes cidades. Foi uma troca de gostos musicais, culturais e a interação das pessoas em prol da diversidade e apreciação da boa música brasileira.
Que venham mais edições do Natura Musical para a capital mineira.
.
Texto: Gabriela Batista
Fotos: Vinícius Prado | Veja mais fotos em nossa seção Coberturas.