Britney Spears está longe do fracasso artístico, apesar do péssimo desempenho do seu último álbum “Britney Jean“. A performer possui a agenda lotada até o final de 2015 por conta da residência no Planet Hollywood, em Las Vegas, com a Piece Of Me Tour.
Porém, o que muitos se perguntam é: e o fracasso do “Britney Jean”?
Vamos aos fatos…
Em meados de 2013, Britney recebeu diversos replies no Twitter e nas redes sociais em que os fãs pediam por um novo álbum similar ao “Blackout“, lançado em 2007 e um dos favoritos dos fãs. Britney assinou a produção executiva e Danja mostrou um trabalho impecável que foi muito bem recebido pela crítica e pelos fãs. Ao tomar conhecimento do que os fãs queriam, a artista publicou em seu twitter “Blackout 2.0?”, dando a entender que esse seria o caminho de seu novo projeto. Para dar uma variada no conceito urban que predominaria o álbum, chamou William Orbit para fazer um som mais futurístico e até mesmo dance.
Antes de dar continuidade, vamos recordar o dueto que a princesa do pop fez com o rapper Will.I.Am em 2011, para o álbum “Femme Fatale“, em “Big Fat Bass“. A amizade dos dois fortaleceu ainda mais com a participação de Britney no X-Factor USA, em que ela o convidou como um dos mentores do programa. Para finalizar, a outra parceria entre eles, “Scream and Shout“, foi um sucesso mundial e rendeu mais de 374 milhões de visualizações no YouTube.
Por conta da parceria bem sucedida e boa relação de Spears com Will.I.Am, ficou decidido que o líder do Black Eyed Peas seria o produtor executivo do álbum. Os fãs desaprovaram a ideia, pois o excesso de sintetizadores, efeitos vocais exagerados e estilo de música dance que o artista produzia não eram nada do que esperavam como um “Blackout 2.0”.
Antes mesmo de ser lançado o primeiro single do “Britney Jean”, “Work Bitch“, o álbum já estava na mente dos fãs como um projeto indesejado. Quando a faixa foi lançada, o peak foi #11 na principal parada da Billboard dos EUA e #7 na principal do Reino Unido, até começar a despencar.
A sede por uma performance e divulgação da música em programas de televisão nos Estados Unidos acabou deixando o público ansioso para uma possível apresentação – agendada no deserto – para o programa Good Morning America. Como um balde de água fria, Britney foi ao local para ver uma homenagem de fãs vestidas com look similar ao vídeo “Baby One More Time” e um anúncio de residência em Vegas. Uma turnê mundial não estava nos planos e isso fez com que a preocupação da gravadora e de sua equipe em relação ao mercado fonográfico mundial fosse totalmente esquecido. Apenas o clipe da primeira música de trabalho havia sido lançado.
Pois bem, o álbum foi lançado mundialmente na primeira semana de dezembro de 2013, junto com a estreia de um clipe completamente insosso, “Perfume“, e obteve o pior peak de Britney em sua primeira semana de vendas nos EUA e na Europa. O álbum estreou em #4 no Top 200 Albums da Billboard americana e vendeu cerca de 108 mil cópias. Hoje, o álbum vendeu cerca de 550 mil cópias mundialmente.
O álbum é confuso e mistura as músicas dance com as baladas, músicas mal finalizadas como “It should be easy”, em que a voz de Britney soa irritante com os efeitos incluídos, e há até mesmo uma falta de sincronização do vocal com a instrumental. Outro detalhe é o glitch (distorção nos vocais gravados) na faixa “Alien“, produzida por William Orbit. Orbit divulgou a versão original finalizada por ele, sem nenhum erro de edição, e ainda demostrou insatisfação nas redes sociais pela alteração feita por Will.I.Am. Essa faixa é a favorita de Britney Spears e ela gostaria que fosse o terceiro single lançado do álbum, porém, por motivos desconhecidos, foi cancelado. A música chegou a ser apresentada no espetáculo de Vegas, assim como os outros dois singles. E só!
O álbum seria mais coeso se fosse lançado como o “I am Sasha Fierce”, de Beyoncé, em que ela divide em dois discos as faixas dance e as baladas. Porém, com a mistura na tracklist, ficou parecendo uma coletânea de b-sides.
Britney já esqueceu o álbum e já começam a circular rumores de pré-produção de um novo projeto. Certamente, sem Will.I.Am.
Quando foi questionada pela imprensa, em relação à tudo isso, ela foi bem objetiva: “Não preciso provar nada pra ninguém!”
E para quem pensou que ela estava na pior, as vendas de sua residência em Vegas estão praticamente sold out a cada apresentação. Além disso, a estrela é responsável pelo maior número de vendas de um álbum feminino na primeira semana, nos EUA, com o “Oops!… I Did It Again” e 1,3 milhão de discos vendidos. Britney já vendeu mais de 100 milhões de álbuns, 90 milhões de singles, e 40 milhões de DVD’s, segundo a Jive Records. Ela é a 8ª artista feminina que mais vendeu álbuns na história nos Estados Unidos, e 54ª no geral, com mais de 32 milhões de cópias vendidas no país segundo a Billboard. E a 71º artista que mais vendeu discos na história. A turnê Circus Tour é a 7ª turnê feminina mais bem sucedida, arrecadando 135 milhões de dólares em 97 shows.
Enquanto isso aguardamos os próximos passos da eterna Princesa do Pop… 😛