Não podemos negar que a Billboard está, cada vez mais, de olho nas redes sociais para montar os seus charts.
Depois de incluir a contagem das visualizações no Youtube na contabilidade do HOT 100, a revista lançou na última terça-feira (27) a Trending 140, parada musical baseada no compartilhamento de músicas através do Twitter.
O chart é atualizado em tempo real e apresenta as 140 músicas mais compartilhadas no microblog, registrando também a sua situação dentro do chart, caso a música apresente queda ou crescimento no ranking. Um panorama das últimas 24 horas do chart e um resumo semanal também serão publicados através do site da Billboard.
De acordo com o anúncio oficial, as músicas serão rastreadas através de três critérios:
- A utilização de link que direcione para plataformas como Spotify, VEVO e iTunes.
- Hashtags como #nowplaying, #np
- Termos que estejam associados a música como “song”, “track”, “listen” e “music”.
A intenção é monitorar o alcance das músicas e dos artistas nos Estados Unidos, além de servir como um termômetro para fãs, gravadoras e artistas terem conhecimento do cenário de uma respectiva música. Além disso, a Trending 140 acaba funcionando como uma prévia do HOT 100, que continua semana.
Outra novidade relacionada ao Twitter é a criação do Billboard Twitter Emerging Artists, que tem a missão de classificar os artistas em destaque na rede social.
No momento, a Trending 140 contabiliza apenas tweets de contas nos Estados Unidos e não existe a previsão de expansão do chart para outros países.
Para acessar o chart, basta clicar aqui.