A noite da última quinta, 10, foi especial para os fãs do Kiss e do Nirvana. As duas bandas foram as principais homenageadas na 29ª edição do Rock And Roll Hall of Fame.
Quem fez as honras para a banda de maior importância dentro do cenário grunge foi Michael Stipe, ex-vocalista do R.E.M. “O Nirvana foi um grupo de artistas em cada sentido da palavra”, disse. “O Nirvana representou uma voz que estava ansiando ser ouvida, foi um chute contra o ‘mainstream’. Eles falaram a verdade e muitas pessoas os ouviram”, completou Stipe. “E aquela voz. Aquela voz. Kurt, nós sentimos sua falta. Eu sinto sua falta. O que eles fizeram não foi somente música popular, foi algo muito maior que isso”, finalizou Michael.
Dave Grohl e Krist Novoselic, os integrantes remanescentes da banda, receberam a nomeação e agradeceram emocionados pela consagração. Contudo, o momento que roubou a atenção de todos foi o abraço entre Courtney Love e Grohl que, após sérias acusações e desavenças ao logo dos anos, parecem ter selado a paz.
[youtube]http://youtu.be/Xoxu6iBxHoM[/youtube]
Para comemorar, Grohl e Novoselic se uniram ao guitarrista Pat Smear e convocaram vocalistas para tocar mais uma vez as clássicas músicas do Nirvana. Um time feminino formado por Joan Jett, Kim Gordon (vocalista do Sonic Youth), St. Vincent e Lorde se revezou nos vocais relembrando músicas como “Smells Like Teen Spirit”, “Aneurysm”, “Lithium” e “All Apologies”.
[youtube]http://youtu.be/4zBOrLOa2vY[/youtube]
[youtube]http://youtu.be/BHe4ykqgTHY[/youtube]
O Kiss também foi homenageado e os fãs puderam ver o quarteto formado por Gene Simmons, Paul Stanley, Peter Criss e Ace Frehley reunido no mesmo palco, fato que não ocorria desde o fim da Farewell Tour, em outubro de 2000. Os quatro integrantes discursaram mas não tocaram juntos.
Peter Criss falou primeiro, agradecendo a todos, dos “motoristas dos caminhões da banda” até o “médico que me salvou do câncer de mama”. O antigo baterista também comemorou a icônica maquiagem. “Com ou sem a maquiagem, eu sempre serei o catman.” O guitarrista Ace Frehley falou na sequência. “Quando eu tinha 13 anos, eu peguei a minha primeira guitarra. E sempre achei que seria algo grande. A vida tem sido boa para mim. Torço para que tenha mais 10 ou 20 anos para seguir”. Paul Stanley resolveu focar o discurso nos fãs da banda. “Aqui estamos nós hoje à noite, entrando para o Hall da Fama, basicamente pelas coisas pelas quais fomos sempre deixados de fora. As pessoas compram os discos. As pessoas definem quem deve ser indicado ou não.” Tommy Thayer e Eric Singer, atuais integrantes do Kiss, estiveram presentes na comemoração, mas não subiram ao palco. Limitaram-se a ficar no público ao lado do antigo guitarrista Bruce Kulick.
[youtube]http://youtu.be/DdZvH02hdfA[/youtube]
Além do Kiss e do Nirvana, a 29ª edição do Rock And Roll Hall of Fame homenageou Peter Gabriel, Hall and Oates, Cat Stevens e Linda Ronstad. Quem também foi lembrada foi a E Street Band, banda de Bruce Springsteen, que recebeu um prêmio especial.