A manhã de sexta-feira começou mais triste para a cultura brasileira.
O ator e músico Nico Nicolaiewsky, um dos criadores do espetáculo Tangos & Tragédias, faleceu aos 56 anos.
Nico, que interpretava o maestro Pletskaya no espetáculo, acabou perdendo a luta contra a leucemia e morreu às 5:30 da manhã desta sexta. O ator sofria de Leucemia Mielóide Aguda e, devido as complicações relacionadas à doença, estava internado no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre.
O espetáculo Tangos & Tragédias foi criado em 1984 por Nicolaiewsky e Hique Gomez, tendo residência fixa todos os meses de janeiro, desde 1987, no Teatro São Pedro, em Porto Alegre. Considerado como um dos maiores sucessos do teatro no Brasil, Tangos já foi tema de escola de samba, passou pelo país inteiro, ganhou versão em Espanhol e foi apresentado na Argentina, Equador, Colombia e Espanha e ganhou uma série de prêmios em Portugal.
Em 2004 o grupo gravou uma performance na Praça da Matriz, em Porto Alegre, e a transformou em um DVD que foi lançado em 2007. Futuramente, o espetáculo terá a sua história contada nos cinemas, através da animação Até que a Sbórnia nos Separe. Dirigido por Otto Guerra e Ennio Torresan Jr, longa-metragem é inspirado no espetáculo e está ganhando uma conversão para 3D. A versão convencional da animação já foi apresentada em festivais e mostras.
Nico também participou do Musical Saracura, da ópera As Sete Caras da Verdade e lançou dois discos solo, um homônimo em 1996 e outro chamado Onde Está o Amor?, de 2007, produzido pelo guitarrista do Pato Fu, John Ulhôa.
.
Veja abaixo a apresentação na Praça da Matriz, em Porto Alegre, que deu origem ao DVD lançado em 2007:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=UUPpE5H6fsY[/youtube]
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=oDBu-BLkVLQ[/youtube]
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Itgz_h_DuE0[/youtube]