De Seattle para o mundo. Certamente, em algum momento da sua vida você teve a chance de ler e ouvir essa frase quando o assunto é relacionado a música mas, provavelmente, ela nunca foi associada a um rapper.
Coube a Macklemore a tarefa de tomar a frase para si e, ao lado do produtor Ryan Lewis, lançar um dos melhores discos que ouvi nos últimos tempos.
Lançado em 2012, The Heist é o debut oficial da dupla, que trabalha junto desde 2008, e vem carregado de energia logo nas primeiras faixas. Impossível não se empolgar com as batidas de músicas como “Ten Thousand Hours” ou “Can’t Hold Us”, da mesma forma que acompanhar Ray Dalton durante o refrão da segunda música acaba se tornando uma obrigação. Mas, felizmente, o disco é muito mais do que isso.
The Heist tem uma construção que gira em torno de Macklemore, suas opiniões e, sobretudo, o seu posicionamento em assuntos vistos como polêmicos para muitos. O grande exemplo é “Same Love”, onde o rapper aborda toda a questão em torno da homossexualidade e o casamento gay. Um tema (ainda) pesado, mas que ganha ares tranquilos na junção de Macklemore e a cantora Mary Lambert, que é capaz de derrubar o coração mais duro com a sua participação.
Macklemore fala também do dinheiro e do comportamento de grande parte dos rappers quando o possuem (“Make The Money”), de seu antigo vício em álcool e substâncias (“Neon Cathedral”), da sua luta para conseguir um lugar ao sol no cenário musical (“Jimmy Iorvine”) e de tudo o que cerca uma mudança em nossas vidas (“A Wake”).
Você pode até dizer que não tem nada de novo nos temas, mas Macklemore sabe como aborda-los de uma maneira fora do comum, conseguindo ser profundo e, ao mesmo tempo, fácil de se ouvir. E essa facilidade de audição tem um “culpado”. Ela aparece devido a toda harmonia construída por Ryan Lewis, que é capaz de promover um casamento incrível entre melodia, letras e convidados.
Em pouco mais de uma hora, The Heist entrega todo um discurso sobre os problemas do mundo e tudo o que Macklemore enfrentou em sua vida. Talvez a grande diferença – e que me fez adorar o disco logo de cara – é que o discurso é carregado de uma confiança em dias melhores.
Talvez essa seja a grande sacada da dupla.
Macklemore & Ryan Lewis – The Heist
Lançamento: 09 de outubro de 2012
Gravadora: Macklemore LLC (Independente)
Gênero: Hip Hop
Produção: Ryan Lewis
Faixas:
01. Ten Thousand Hours
02. Can’t Hold Us (feat. Ray Dalton)
03. Thrift Shop (feat. Wanz)
04. Thin Line (feat. Buffalo Madonna)
05. Same Love (feat. Mary Lambert)
06. Make the Money
07. Neon Cathedral (feat. Allen Stone)
08. BomBom (feat. The Teaching)
09. White Walls (feat. Schoolboy Q and Hollis)
10. Jimmy Iovine (feat. Ab-Soul)
11. Wings
12. A Wake (feat. Evan Roman)
13. Gold (feat. Eighty4 Fly)
14. Starting Over (feat. Ben Bridwell of Band of Horses)
15. Cowboy Boots
16. Castle (Deluxe edition)
17. My Oh My (Deluxe edition)
18. Victory Lap (Deluxe edition)