Se tornou viral na web durante a última semana um documentário que apresenta uma teoria de conspiração contra a música brasileira.
MPB – A História que o Brasil Não Conhece conta com a direção de André Moraes, um dos mais requisitados compositores de trilhas sonoras do cinema brasileiro, e apresenta o rumo que tomou a música brasileira, de uma forma cômica e, até mesmo, reflexiva.
O documentário é baseado em um livro polêmico e nos apresenta toda uma conspiração criada em torno da MPB. De acordo com o documentário, a Música Popular Brasileira alcançou um potencial enorme ao se tornar sucesso fora do Brasil graças a nomes como Ari Barroso, Carmen Miranda e Tom Jobim. Graças a todo esse sucesso, agentes de uma corporação secreta teriam sido enviados ao Brasil com o objetivo de destruir a música nacional.
Com narrativa de Caco Ciocler e depoimentos de nomes como Sérgio Mallandro, Jair Oliveira, Iggor Cavalera, Wilson Simoninha e Afonso Nigro, o documentário traz histórias engraçadas envolvendo diversos nomes envolvidos diretamente no cenário musical nacional, casos de Michael Sullivan, Luiz Caldas e Compadre Washington, entre outros.
Com um roteiro bem escrito e boa direção, MPB – A História que o Brasil Não Conhece é um documentário feito para provocar o riso em quem o assiste. Aliás, diria que é obrigatório gastar 17 minutos do seu tempo vendo o documentário.
Por mais que seja humor (e dos bons), o documentário pode nos levar a pensar bem sobre a pergunta principal em torno do vídeo: “O que foi que aconteceu com a música popular brasileira?”
[youtube]http://youtu.be/QR5uH6mrYmM[/youtube]