“A felicidade só é real quando compartilhada”
(Alexander Supertramp)
Na natureza selvagem (Into the wild), dirigido por Sean Penn é um filme que não precisaria de muito para ficar na memória por um bom tempo. A história de Christopher McCandles, um jovem recém-formado que abre mão da vida confortável garantida pelos pais, para ser livre já garantiria, por si só, muito o que pensar e refletir. Mas soma-se a isso uma direção primorosa, fotografias exuberantes, uma atuação sensacional por parte do Emile Hirsch e claro uma trilha sonora arrebatadora, toda composta especialmente para o filme por ninguém mais ninguém menos que Eddie Vedder.
O filme seria ótimo sem sua trilha sonora? Com certeza, mas o estilo rústico das músicas e a voz de Vedder caem como uma luva no ritmo e na fotografia do filme e com 11 canções, que se aproximam do folk, repletas de sons de banjo e ukulele, a trilha se encaixa perfeitamente nos diversos momentos retratados e nos faz mergulhar ainda mais na história enriquecendo o clima de descobertas, sofrimento e superação. Uma trilha poética, despojada e extremamente sensível, assim como o filme. E que, se prestarmos atenção nas letras, contam a história dos ideais do Christopher, assim como as imagens reproduzidas na tela.
Trilha e filme se complementam tão bem que é interessante perceber que a primeira música do filme, Guaranteed, é a mais intimista, mais lenta e à medida que Christopher vai entrando em contato com a natureza, com seu sonho, elas vão se tornando mais vibrantes. Long nights, por sua vez, que toca enquanto Christopher encontra o ônibus e começa a descobrir a natureza ao seu redor, fala exatamente de descobertas, crescimento, novas vivências.
Enfim, é impossível ver o filme e não se sentir tocado pela história, afinal quem nunca se questionou sobre os rumos que sua vida estava tomando, quem nunca desejou largar tudo, colocar uma mochila nas costas e sair por aí em busca de um novo começo? Ao mesmo tempo, torna-se impossível ouvir o CD e não lembrar das inúmeras paisagens retratadas e das aflições e angústias vividas pelo protagonista.
Seria difícil escolher apenas uma cena do filme onde a trilha tivesse sido marcante e onde trilha e imagem se fundissem de tal forma que o que os olhos assistiam ganhavam uma dimensão emotiva ainda maior. Por isso, para encerrar esta coluna nada melhor do que uma compilação de trechos do filme ao som de uma das melhores canções que compõem a trilha. Se é que podemos dizer isso.
[youtube]http://youtu.be/Mwx3RvDWvDM[/youtube]
PS: A faixa Guaranteed, ganhou o Globo de Ouro e foi indicada ao Grammy 2008.
.
INTO THE WILD – EDDIE VEDDER Music for The Motion Picture Gravadora: SONY BMG 01. Setting Forth 02. No Ceiling 03. Far Behind 04. Rise 05. Long Nights 06. Tuolumne 07. Hard Sun 08. Society 09. The Wolf 10. End Of The Road 11. Guaranteed