Tá ai um álbum que eu não me canso de ouvir ou que eu ache alguma música chata. A verdade é que The Dark Side of the Moon é um put* de álbum e é pra nego nenhum botar defeito. E hoje, é pauta da nossa Playlist!
The Dark Side of the Moon é o oitavo álbum dos ingleses do Pink Floyd. O álbum é marcado pela nova sonoridade da banda, já que nesse disco o Pink Floyd entra de cabeça no cénario do rock progressivo/psicodelico e, a partir daí, a banda começa escrever músicas que falam sobre fatos da vida, como o fracasso e o sucesso.
A banda produziu o disco no Abbey Road, entre 1972 e 1973 ao lado do brilhante produtor, Alan Parsons. O álbum tem como tema principal a cobiça, doença mental e envelhecimento, que são inspirados pela saída de Syd Barrett, que deixou a banda em 1968, depois que sua saúde mental foi pro espaço,por conta do forte vicio que o músico tinha em LSD.
Depois que Meddle, sétimo álbum dos ingleses, foi lançado, a banda pegou a estrada e fez uma pequena turnê pelo Reino Unido, Estados Unidos e Japão. Enquanto ensaiavam, o grupo já começava a ter algumas ideias para o lançamento de um novo disco, embora criar material novo não fosse a prioridade na época.
Durante uma reunião na casa do baterista Nick Mason, Roger Waters propôs que o novo álbum da banda fosse apresentado já naquela nova turnê, contando que sua principal ideia era criar canções que focassem em coisas que cansam as pessoas, assim como na pressão que os integrantes sofriam por seu estilo de vida e os problemas envolvendo o ex-integrante Syd Barrett.
Há quem diga que o álbum tem uma relação com o filme O Magico de Oz e tem mesmo! Quando o álbum é tocado simultaneamente com o filme, ocorrem algumas “coincidências” entre o álbum e o filme, como:
- Quando Dorothy está na fazenda e ela olha para o alto, no áudio surge barulho de avião;
- No momento em que a bruxa do Oeste aparece, é tocada a palavra “black” (preto);
- A duração da maioria das músicas coincide precisamente com a duração das cenas no filme;
- Várias frases das letras contidas nas músicas coincidem com os mesmos atos sendo executados pelos atores no mesmo momento.
Roger Waters em entrevista disse que essa todos esses fatos são só uma pura coincidência, mas há quem diga que o filme também serviu de inspiração para o álbum.
The Dark Side of the Moon foi sucesso na certa, chegando ao topo da Billboard 200 nos Estados Unidos e já fez mais de oitocentas e três aparições na parada desde então, tendo vendido mais de quinze milhões de cópias e estando na lista dos álbuns mais vendidos da história no país, também no Reino Unido e na França, com um total de cinquenta milhões de cópias comercializadas mundialmente até hoje.
Pink Floyd – The Dark Side of the Moon
Lançamento: 1 de março de 1973
Gravadora: Harvest Records
Produção: Pink Floyd e Alan Parsons
Faixas:
1. Speak to Me
2. Breathe
3. On the Run
4. Time
5. The Great Gig in the Sky
6. Money
7. Us and Them
8. Any Colour You Like
9. Brain Damage
10. Eclipse
Obs: Só dei nota 10, porque não existe pontuação maior, mas esse álbum vale mais do que 10, vale 1.000!