Na noite de uma quarta-feira, os americanos do Dream Theater, uma das maiores bandas de metal do mundo, se apresentou em Belo Horizonte dando sequência a Dramatic Tour of Events, turnê do mais recente álbum, A Dramatic Turn of Events.
Mesmo mais cedo, por volta das 17h, uma fila com centenas de pessoas vestidas de camisa preta já se formava do lado de fora do Chevrolet Hall. Uma cena pouco usual para um final de tarde em Belo Horizonte.
Passando das 21h, o grande público presente vai ao delírio enquanto uma animação é exibida em cubos do cenário. James LaBrie (vocal), John Petrucci (guitarra), John Myung (baixo), Jordan Rudess (teclado) e Mike Mangini (bateria) entram no palco e iniciam o show com a pesada “Bridges in the sky”. Em sequência, “These Walls”, outra pedrada, mas do cd Octavarium.
A grande expectativa do público era conhecer o novo baterista, Mike Mangini, única mudança na formação desde 1999, com a entrada do mago Jordan Rudess. Muitos fãs não entenderam a saída de Mike Portnoy, um dos fundadores, compositor e letrista da banda e é natural que haja uma certa desconfiança quanto a entrada de Mangini. O baterista de 53 anos já tocou com bandas consagradas como Extreme, Steve Vai, Annihilator e desbancou grandes bateristas, como o brasileiro Aquiles Priester e o australiano Virgil Donati, para assumir o posto.
Além do cd, a turnê é um período de transição. Durante várias vezes no show, era perceptível o olhar dos outros músicos direcionando Mangini, que claro, teve seu momento no show com um solo de bateria. Outro que também teve seu momento e tirou risadas do público foi Rudess que, em meio ao seu solo, tocou um sampler “eita trem bão”.
Assim como nas últimas passagens pela capital, o show também seguiu com quase todas as músicas do álbum atual, uma pena, se pensarmos quantas excelentes músicas deixamos de ouvir de álbuns anteriores. Grande destaque para “On the Backs of Angels” e “Breaking All Illusions”.
Das músicas antigas, “Caught in a Web”, “Surrounded”, “The Spirit Carries On” cantada em coro pelo público e a clássica “Pull me under” para fechar mais um grande show.
.
Set list:
Dream Is Collapsing [Hans Zimmer]
1. Bridges in the Sky
2. These Walls
3. Build Me Up, Break Me Down
4. Caught in a Web
5. This is the Life
6. Lost Not Forgotten
7. Mike Mangini’s drum solo
8. A Fortune in Lies
9. Wait for Sleep
10. Far from Heaven
11. Outcry
12. Jordan Rudess’ keyboard solo
13. Surrounded
14. On the Backs of Angels
15. War Inside My Head
16. The Test that Stumped Them All
17. John Petrucci’s guitar solo and Liquid Tension’s State of Grace
18. The Spirit Carries On
19. Breaking All Illusions
Encore:
20. Pull Me Under
.
Foto: Rafael Vilela/SouBH