Neon Ballroon, lançado oficialmente em 1999, pode ser considerado como o divisor de águas do Silverchair.
O disco é visto por muitos como uma transição para a banda, seus fãs e até mesmo para uma geração que acompanhou o surgimento dos australianos anos antes com o lançamento do Frogstomp. E, mesmo quase 13 anos depois de seu lançamento, é engraçado ver como o álbum ainda soa atual e inteligente.
Se os álbuns anteriores tinham o frescor e as dores juvenis do trio, esse mostra um lado mais maduro de Daniel Johns, Chris Joannou e Ben Gillies. Neon Ballroom traz um pouco do Silverchair antigo (naquele tempo) e novos elementos que deram alí uma nova cara a banda e passaram a se tornar frequentes daquele ponto em diante. Abrindo com “Emotion Sickness”, os seus quase 6 minutos já dão uma prévia do que o disco vai te apresentar. Com uma combinação perfeita entre orquestra e o trio, a música apresenta muitas variações e um Daniel Johns que parece ter aprendido a explorar mais a sua voz.
O álbum é o responsável pela explosão da banda, graças a “Ana’s Song (Open Fire)” e “Miss You Love”, mas é bem mais do que isso. Músicas como “Dearest Helpless” e “Do You Feel the Same?” são tão boas a ponto de, pra mim, serem os grandes destaques do álbum. Outro ponto positivo fica por conta de “Satin Sheets”, que lembra muito o início da banda. Me lembro de, em momentos de fúria, ficar ouvindo a música repetidamente. E olha que, na data de lançamento do álbum, eu estava a quatro dias de completar 12 anos.
“Steam Will Rise” fecha o disco deixando uma sensação de alívio. A impressão que fica é a de que ela foi devidamente colocada no final para representar que, apesar de toda a mudança vivida pela banda e por seus integrantes (evidenciada pelas letras das músicas citadas anteriormente), conseguiram trilhar bem por novos caminhos.
Silverchair – Neon Ballroon
Lançamento: 16 de março de 1999
Gravadora: Sony
Gênero: Alternative Rock
Produção: Nick Launay
Faixas:
01. Emotion Sickness
02. Anthem for the Year 2000
03. Ana’s Song (Open Fire)
04. Spawn Again
05. Miss You Love
06. Dearest Helpless
07. Do You Feel the Same?
08. Black Tangled Heart
09. Point of View
10. Satin Sheets
11. Paint Pastel Princess
12. Steam Will Rise