Todos os pais deixam um legado musical para os filhos. Uns filhos herdam os Beatles, outros herdam Caetano Veloso e outros fazem pouco da herança recebida. Um dos legados musicais que recebi foi Erasmo Carlos e o disco Pelas esquinas de Ipanema, lançado em 1978, é o que mais me impressiona.
“Pelas esquinas” é um misto de Pop, Rock, MPB e disco music, com letras que abordam temas pautados pela vida na cidade, ecologia e até psicanálise. A música de abertura é Panorama Ecológico, que fala dos elementos água, terra e ar e da relação entre homem e natureza. Durante a produção do disco, foi sugerido que Erasmo não gravasse a música, porque não seria comercial. Em Favelas e Motéis, o Tremendão nos faz imaginar como seria dirigir entre o baixo-Leblon em direção à Barra no fim dos anos 70.
Na música que dá nome ao álbum, Pelas esquinas de Ipanema, são incorporados sons urbanos para falar da influência norte americana no Brasil, do consumismo e da realidade no país em meio a “bus-stop e pivetes, big shots e Jobins, samambaias e boutiques”. Meu ego, lançada originalmente em um disco de Nara Leão, parece um desabafo íntimo de Erasmo. Versos como “mas você não forma as frases loucas que cultiva por aí” e “me critique sem razão, se omitir não vale à pena” demonstram isso. Em Quero voltar e Triângulo dos biquinis, é possível perceber a influência tropicalista nessa fase de Erasmo.
Pelas esquinas de Ipanema é a volta por cima e uma joia produzida por Ronaldo Corrêa e Erasmo Carlos, com arranjos e regência de Antônio Adolfo e bases do multifacetado Liminha. As belas e impressionantes fotografias são de Orlando Brunhosa e a capa, com a foto do Tremendão na Rua Montenegro, em Ipanema, é de Aldo Luiz. Para quem acha que Erasmo Carlos é só um amigo do Rei Roberto, Pelas Esquinas de Ipanema mostra que o Tremendão é muito mais que isso.
Erasmo Carlos – Pelas esquinas de Ipanema
Lançamento: 1978
Gravadora: Polydor
Gênero: Música Brasileira
Produção: Ronaldo Corrêa e Erasmo Carlos
Faixas:
01 – Panorama ecológico
02 – Favelas e motéis
03 – Nasci numa manhã de carnaval
04 – Eu e Maria
05 – A Terceira Força
06 – Pelas Esquinas de Ipanema
07 – O Silêncio da Aldeia
08 – Verde
09 – Meu Ego
10 – Triângulos dos biquínis