Em semana de show de Paul McCartney no Brasil e do lançamento do vídeo de My Valentine, do mesmo Paul, eu não poderia escolher outra trilha para falar a respeito do que a do filme Across the Universe, da diretora Julie Taymor. Um musical feito totalmente em cima das músicas dos Beatles.
Na história, Jude (Jim Sturgess) deixa Liverpool para ir conhecer o pai nos Estados Unidos e lá, se torna amigo de Max (Joe Anderson) e conhece sua irmã, Lucy (Evan Rachel Wood). Eles vão para Nova York e se envolvem com músicos e com a conturbada situação dos anos 60. Mensagem política, história de amor, pirações dos anos 60, tudo está ali, bem diante dos nossos olhos, pontuados pelas canções imortalizadas dos garotos de Liverpool.
E as músicas acabam se tornando um personagem importante. Nada parece forçado e é como se aquela determinada música pedisse para estar ali, exatamente naquele momento, totalmente bem complementada pela tradução visual, ora totalmente lírica e outras com um tom extremamente psicodélico, ilustrando, inclusive, as diversas fases do grupo. As emoções são transpostas sobre as músicas e, sendo beatlemaníaco ou não, é impossível não se emocionar.
Algumas pessoas podem não gostar do fato de os próprios atores interpretarem as canções, mas na minha opinião isso dá ainda mais força e intensidade ao filme e If I Fell, na voz e interpretação de Evan Rachel Woods é de arrepiar, assim como Helter Skelter com Dana Fuchs. Vale mencionar também as participações mais do que especiais de Bono Vox, em Lucy in the Sky With Dimonds e I Am The Walrus, na parte mais psicodélica do filme e de John Cocker em Come Together.
Um retrato fiel da geração sessentista com seus dramas interiores, a importância do meio, as dúvidas, a revolta diante da guerra e de toda a situação conturbada politica e social da época, os amores, as drogas. Um retrato fiel da época dos Beatles e, por isso, as músicas, sejam as de amor, sejam as mais politizadas, se encaixam também em cena.
Amante ou não do quarteto inglês, vale a pena preparar a pipoca e se entregar a Across the Universe. O roteiro pode ser um pouco previsível, mas como já diziam os Beatles, All We Need Is Love. Abaixo, a interpretação de Strawberry Filds Forever.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=NN9iogpzVhc[/youtube]
Faixas
DISCO 1:
1. Girl – Jim Sturgess
2. Hold Me Tight – Evan Rachel Wood
3. All My Loving – Jim Sturgess
4. I Want To Hold Your Hand – T.V. Carpio
5. With A Little Help From My Friends – Jim Sturgess/Joe Anderson
6. It Won’t Be Long – Evan Rachel Wood
7. I’ve Just Seen A Face – Jim Sturgess
8. Let It Be – Carol Woods/Timothy T. Mitchum
9. Come Together – Joe Cocker
10. If I Fell – Evan Rachel Wood
11. Dear Prudence – Evan Rachel Wood/Dana Fuchs
12. Flying – Secret Machines
13. Blue Jay Way – Secret Machines
DISCO 2:
1. I Am The Walrus – Bono/Secret Machines
2. Being For The Benefit Of Mr. Kite – Eddie Izzard
3. Because – Evan Rachel Wood/Dana Fuchs
4. Something – Jim Sturgess
5. Oh! Darling – Dana Fuchs/Martin Luther McCoy
6. Strawberry Fields Forever – Jim Sturgess/Joe Anderson
7. Revolution – Jim Sturgess
8. While My Guitar Gently Weeps – Martin Luther McCoy
9. Across The Universe – Jim Sturgess
10. Helter Skelter – Dana Fuchs
11. Happiness Is A Warm Gun – Salma Hayek/Joe Anderson
12. Black Bird – Evan Rachel Wood
13. Hey Jude – Dana Fuchs
14. Don’t Let Me Down – Dana Fuchs
15. All You Need Is Love – Dana Fuchs/Jim Sturgess
16. Lucy In The Sky With Diamonds – Bono