Ano novo, vida nova. E como o povo gosta de comentar que ‘o ano só inicia após o carnaval’, a banda goiana Black Drawing Chalks segue a risca esta maxima.
Já consolidada na cena independente nacional, os goianos apresentam novidades para o ano de 2012, que são o novo guitarrista Edimar Filho, que assumiu o posto que era de Renato Cunha, e um novo disco que já está quase pronto pra sair do forno.
O álbum, previsto para ser lançado ainda neste primeiro semestre, terá 15 músicas e será intitulado No Dust Stuck On You e tem o desafio de superar Life is a big holiday for us, de 2010, que obteve boas criticas.
“Another rock and roll band” é como se define o Black Drawing Chalks. O clichê, que os meninos não fazem questão de dissimular, começa com a história da formação da banda – “uma idéia fermentada desde 2005 na cabeça de quatro garotos” – e termina em letras sobre “bebida e mulheres”. O som é cru e dançante, resultado do amalgama de influências rockeiras – especialmente o grunge, hard rock, blues e o stoner.
Tudo começou na faculdade de artes. Victor e Douglas fazem parte do estúdio Bicicleta Sem Freio, daí o nome da banda, que significa “carvões pretos para desenhar”, vem exatamente de uma marca alemã de material para desenho, influência constante na vida dos garotos.
Possuem dois discos de estúdio, Big Deal e Life Is A Big Holiday For Us, sendo que o segundo foi eleito pela revista Rolling Stone como o sexto melhor álbum do ano de 2009 produzido no Brasil. A mesma revista elegeu a música “My Favorite Way”, inclusa no segundo disco, como a melhor música de 2009 no Brasil, que ainda teve seu vídeo-clipe indicado como um dos melhores do ano no VMB 2009, premiação realizada pela MTV Brasil. O Black Drawing Chalks tem como prioridade a performance nos shows, marcados por uma energia explosiva e dançante, o que o levou a gravar um disco vivo em sua cidade natal.
Com 5 anos de estrada, e três albuns lançados, a banda marca forte presença no cenário independente brasileiro tocando ao lado de bandas grandes bandas como Motorhead, Eagles Of Dead Metal, Rage Against The Machine, The Datsuns, Nashville Pussy, e participando de importantes de edições dos festivais Goiânia Noise Festival (Goiânia), Abril Pro Rock (Recife), SWU (São Paulo), Virada Cultural (São Paulo) e ainda nos internacionais Music Is My Girlfriend (Buenos Aires – Argentina) e Canadian Music Week (Toronto – Canadá).