Por muitas vezes pensei em não escrever sobre o I’m With You, tamanha a expectativa que carregava em torno do aguardado novo álbum do Red Hot Chili Peppers. E, certamente, o maior motivo dessa expectativa toda se deve a saída de John Frusciante e a entrada de Josh Klinghoffer.
Os dois, já amigos de longa data, possuem muitos pontos em comum e, além disso, Klinghoffer já trabalhava com a banda durante a (curta) turnê do Stadium Arcadium. Talvez por esses motivos apresentados que não me juntei ao grupo de temerários pelo fim do Chili Peppers quando a troca foi anunciada. Apesar disso, a curiosidade era tão óbvia que meu mês de agosto – quando falamos de música, claro – pode ser resumido no fato d’eu ficar monitorando blogs e redes sociais para ter saber quando o álbum estivesse disponível.
Pela proximidade de estilo dos guitarristas, não aguardava grandes mudanças no som do Chili Peppers. Fato que ficou comprovado com o lançamento do primeiro single, “The Adventures of Rain Dance Maggie”. A música, que acaba destoando do resto do álbum quando comparamos faixa a faixa, deixou claro que I’m With You dava as caras como mais um álbum dentro da fórmula atual e já conhecida da banda, desenvolvida com Californication e aprimorada nos álbuns seguintes.
Com produção de Rick Rubin, o disco abre com “Monarchy of Roses” e, não sei se intencionalmente ou não, conta com um início parecido com o de “Warped”, música que abre o One Hot Minute (1995) e que também não conta com John Frusciante como guitarrista.
A medida que se segue, I’m With You vai alternando entre músicas com arranjos acima do normal, influências latinas e dois quesitos que Anthony Kiedis, Flea e Chad Smith já estavam acostumados desde o Californication: Canções mais “tranquilas” e um funk-rock mais levado pro “pop”.
Os pontos altos ficam por conta de “Brendan’s Death Song”, “Annie Wants A Baby”, “Look Around”, “Did I Let You Know”, “Goodbye Hooray” e “Police Station”, faixas que seguram um álbum que, apesar de não ter nada que faça com que a banda possa fugir do seu formato atual, entrega aos fãs e apreciadores de boa música um trabalho que merece menções positivas, principalmente quando o objetivo de se superar as suas expectativas é cumprido, como no meu caso.
.
Red Hot Chili Peppers – I’m With You
Lançamento: 26 de agosto de 2011
Gravadora: Warner
Gênero: Alternative Rock / Funk Rock
Produção: Rick Rubin
Faixas:
01. Monarchy of Roses
02. Factory of Faith
03. Brendan’s Death Song
04. Ethiopia
05. Annie Wants a Baby
06. Look Around
07. The Adventures of Rain Dance Maggie
08. Did I Let You Know
09. Goodbye Hooray
10. Happiness Loves Company
11. Police Station
12. Even You Brutus?
13. Meet Me at the Corner
14. Dance, Dance, Dance