Pra quem não conhece, Letuce é uma peripécia amorosa formada pelo casal Letícia Novaes e Lucas Vasconcello. O casal já esta na estrada há mais tempo, Lucas vem do talentoso grupo Binário e Leticia do Ménage à Trois alem de tocar com João Brasil. Porém em 2007 largaram tudo para se dedicar a compor sobre amor, tudo temperado a muito humor, auto ironias e certo sarcasmo que contrapesa e aquilata as canções, essa parceria já rendeu dois álbuns, o EP Couves e Plano de fuga pra cima dos outros e de mim, lançado em 2009.
A banda tem influências diversas como Sade, Rita Lee, Roberto e o prazer de dividir uma lata de atum, é arte, teatro, casualidade, música tudo randomicamente misturado e que esta dando certo.
Conheci a dupla em um show no Teatro do Oi Futuro Klauss Vianna em Belo Horizonte. Quando se depara com uma banda com um som não perfeitamente tecnico, mas com grande sensibilidade para compor musicas que transitam entre sentimentos extremos e o coisas banais. É que se percebe o que é um oásis nesse deserto musical de hoje em dia… E Arthur Braganti descreveu bem a magia do show da dupla.
“O show é mais que um happening, cada glitter nos olhos, cada imagem projetada na banda, cada serpente cintilante de luz enroscada nos pedestais de microfone, cada verso safado em francês, cada verso embriagado de amor, cada nota dissonante do coro dos contentes é parte de um espetáculo maior que e é total, porque “cada parte é um todo”. No palco, subversivos com elegância, operam aquela mágica que é quase um milagre, e estar presente e participar dela um afago pros bem-aventurados de plantão: faz gozar com outras palavras, principio do deleite inconformista, que adoça a boca e perturba o sossego. Quando a gente imagina que o cuidado e a minúcia na orquestração desse espetáculo de ruídos, melodia, narrativa, luzes e marcações cênicas é definitivo, vem a surpresa: no show seguinte eles entregam à platéia o barato de organizar o varieté: a platéia adora e entra no jogo de cara, gritando os número das canções a serem ordenadas ali. O casal, do palco, generoso, convoca o público a criar junto, Letícia fala “é quase um talk show”, acham careta público passivo, solicitam engajamento, como que lembrando que o espetáculo está vivo, e que ninguém sai de bode da farra sofisticada, orgânica, diversa e transadíssima do Letuce. (Hai) Kai o pano. Letuce saúda o povo e pede passagem! Abre alas e fecha aspas.”
Confiram o cover da musica Your love is king da Sade.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=fmo0N_PMAaQ[/youtube]