A banda Valsa Binária já é figura conhecida na cena musical mineira, com sua formação sendo composta desde 2008. As cinco músicas lançadas digitalmente em 2009, em versão demo, tiveram grande aceitação e renderam à banda, entre outras conquistas, a menção honrosa no Fest Clip em São Paulo pelo clipe da música “Por Esse Lugar”.
O guitarrista e vocalista Leo Moraes, juntamente com o baterista Rodrigo Valente e o baixista Alex Reuter tiveram, em 2010, um ano de consolidação do seu trabalho. Tendo tocado nos principais palcos independentes de Belo Horizonte, o Valsa Binária vem demonstrando um bom trabalho tendo coesão em suas atividades. O show, cada vez mais elogiado, tem uma proposta agregadora e acessível.
A banda chega a 2011 com o aguardado primeiro CD concluído, com lançamento previsto para o mês de agosto pelo selo cooperativo Membrana Música. O CD, homônimo da banda, apresenta 12 faixas autorais gravadas no período de 2009 a 2010 e mostra um registro de músicas que foram amadurecidas ao longo desse tempo. Não é um disco que partiu de um conceito inicial, e sim o resultado de um processo cujo destino os próprios componentes desconheciam. No final o que se ouve é um conjunto de boas músicas, mas que mantêm uma unidade coerente em todo o trabalho.
O Valsa Binária pretende continuar sua trajetória pautada sempre no intercâmbio artístico, usando a música como instrumento de convergência e integração. O convívio com artistas de diferentes estilos, e pessoas com diferentes formações, é vista como influência, e a abertura para intervenções desses diferentes parceiros está no DNA da banda