Sempre adorei pegar temas subjetivos para escrever colunas que podem se tornar capazes de fazer as pessoas levarem adiante cada um dos textos publicados, por mais simplórios que sejam tais temas.
Enquanto em minha última postagem em colunas por aqui abordei as “trilhas sonoras de nossas vidas”, tenho agora a proposta de te fazer pensar sobre clipes…
Para ser mais objetivo, te fazer pensar em músicas para as quais você já imaginou ou imagina um clipe.
Acredito que já deve ter acontecido com grande parte das pessoas, mas muitas vezes a atmosfera na qual estou inserido me faz imaginar como seria um clipe para determinada música que esteja ouvindo. Pode ser andando na rua, sentado no ônibus olhando pela janela, comentando sobre alguma música ou, até mesmo, tocando tal música – ainda que não venha colocando em prática esta última opção a muito tempo, acabo ativando esse lado “videomaker” de fundo de garagem, pensando em possíveis clipes que me agradariam.
Já imaginei o Chevelle tocando e destruindo tudo em “Wonder What’s Next”, Morrissey correndo sem rumo por uma cidade deserta em “I’m Ok By Myself” ou o Tonic envolvido em uma briga sem fim durante “Celtic Aggression”. A imaginação mais recente fica por conta de uma desordem dentro de um hospital ao som de “Library Pictures”, uma das novas músicas do Arctic Monkeys (foto). Esses são apenas alguns exemplos, que me recordo enquanto escrevo este texto, de ideias surgidas aleatoriamente.
Algumas delas acabaram saindo do papel e ganhando vida. Gravados de forma arcaica, claro, transformei duas ideias em clipes caseiros para as músicas “Shut Your Eyes” do Snow Patrol e “Nightmare Part II” do The Zutons. Os dois são videos que pretendo regravar algum dia, com mais qualidade e recursos, até por gostar das duas músicas em questão.
Esse lado “videomaker” que todo mundo tem guardado ganha cada vez mais oportunidade de ganhar vida, seja pelas possibilidades criadas pela tecnologia aliada a internet ou pelos espaços, cada vez mais comuns, criados pelos artistas, que permitem trazer a tona o lado criativo de fãs mundo afora.
Talvez você tenha agora a oportunidade que queria para criar o seu videoclipe tão sonhado. Alguma ideia em mente?