Percussão marcante, rápida, eufórica, enérgica e latejante, boas características do estilo ¨Afro-beat¨ que juntam-se com guitarras hipnotizantes, post-punk e um gostinho de ¨folk¨, e resultam em uma breve definição do som singular que esses cinco rapazes nativos de Orange County, EUA, fazem. O primeiro e, por enquanto, único álbum do grupo Local Natives, Gorilla Manor, lançado primeiramente no Reino Unido (2009) e, no ano seguinte, nos Estados Unidos, chega mostrando que os caras não brincam em serviço, sem medo e com tudo para criar um estilo próprio.
Kelcey, Ryan e Taylor se conheceram ainda no ensino médio, em Orange County, e só depois de terminarem conheceram o futuro baixista da banda, Andy e o baterista, Matt. Eles tocaram por três anos juntos e, durante esse tempo, dividiram uma casa, ainda em Orange County, onde puderam trabalhar livremente nas composições. A experiência foi tão marcante que o nome da casa que dividiam foi dado ao primeiro álbum do grupo, Gorilla Manor. Foi nessa casa que eles escreveram a maior parte das composições desse cd. Segundo Ryan, ¨a casa era loucamente bagunçada e sempre havia amigos fazendo barulho nas guitarras ou no piano velho¨, mas, muito além disso, ¨foi uma experiência incrível e inesquecível¨. Em 2008, depois da Gorilla Manor, o grupo se mudou para outra casa em Silver Lake, Los Angeles, onde começaram, de fato, a trabalhar no álbum de lançamento. Tudo isso sem deixar de dar o devido destaque à ¨auto-suficiência¨ e o espírito de colaboração da banda, pois eles financiaram o próprio álbum, conseguiram os instrumentos e cuidaram até mesmo da arte gráfica.
Com 12 faixas, o álbum começa com a intensa, pulsante e viciante ¨Wide Eyes¨, que chega com uma percussão tão incrível que, quando você menos espera, está completamente envolvido em meio ao ¨”ohh, to see it with my own eyes¨, diria que esta é a chave-mestra do cd inteiro. O álbum ainda conta com um cover da banda Talking Heads em ¨Warning Sign¨, quase irreconhecível ou, até mesmo, ousado, mas o domínio da banda é facilmente notável, souberam encaixar perfeitamente o próprio estilo nesse som. Verdade seja dita, algumas vezes, nossa mente tende a subjulgar o que é novo demais ou diferente demais, mas o álbum Gorilla Manor tem potencial o suficiente para quebrar essa ideia.
Aos que curtem assistir à apresentações ao vivo, Local Natives esteve há pouco tempo, pela segunda vez, apresentando-se na rádio KCWR, vale muito a pena conferir: Local Natives live on KCWR.
Aos mais ansiosos, um aperitivo do que tem no álbum, ¨Wide Eyes¨:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=GrizNwZ9Bi0[/youtube]