O álbum de estréia de Maria Rita, que leva o nome da cantora no título, foi lançado em 2003 e marcou a música popular brasileira pela qualidade musical mostrada desde a escolha do repertório aos arranjos de cada faixa, além de apresentar ao país uma das melhores vozes daquela geração da MPB.
Produzido por Tom Capone, o álbum certamente foi ouvido por muita gente que tinha curiosidade em saber se a filha da cantora Elis Regina sabia cantar tão bem quanto à mãe e além de provar isso, Maria Rita ainda mostrou que tinha personalidade e competência o suficiente para ser uma grande cantora e que não era uma “continuação” da mãe falecida e por isso não havia necessidade de compará-las.
O disco vendeu mais de um milhão de cópias em todo o mundo e foi vencedor do Grammy Latino nas categorias Artista Revelação, Melhor Álbum de MPB e Melhor Canção Brasileira (com a música A festa).
No repertório há canções de Marcelo Camelo, Milton Nascimento, Lenine e Rita Lee. Destaque para as músicas Cara Valente, Encontros e Despedidas, A Festa, que foram os singles do álbum, e para as grandes interpretações de Não Vale a Pena e Santa Chuva.
.Lançamento: Setembro de 2003
Gravadora: Warner
Gênero: MPB
Produção: Tom Capone
Faixas
1 – A festa (Milton Nascimento)
2 – Agora só falta você (Rita Lee / Luiz Sérgio)
3 – Menininha do portão (Nonato Buzar / Paulinho Tapajós)
4 – Não vale a pena (Jean Garfunkel / Paulo Garfunkel)
5 – Dos Gardenias (Isolina Carillo)
6 – Cara valente (Marcelo Camelo)
7 – Santa chuva (Marcelo Camelo)
8 – Menina da lua (Renato Motha)
9 – Encontros e despedidas (Milton Nascimento / Fernando Brant)
10 – Pagu (Rita Lee / Zélia Duncan)
11 – Lavadeira do rio (Lenine / Bráulio Tavares)
12 – Veja bem meu bem (Marcelo Camelo)
13 – Cupido (Cláudio Lins)
Faixas interativas:
Vero (Natan Marques / Murilo Antunes)
Estrela, Estrela (Vitor Ramil)