Lançado pela Epic em 1982, Thriller é o álbum mais célebre da carreira de Michael Jackson. Com inúmeros marcos alcançados ao longo dos anos, teve sete das nove faixas lançadas como singles, fato que só seria igualado pelo próprio Michael Jackson no futuro.
Michael assina a composição de quatro das músicas de Thriller e ainda divide créditos com Rod Temperton na faixa-título, que foi a mais bem sucedida do álbum e, porque não, da carreira do cantor. As letras trazem temas comuns na vida de Michael, como em “Wanna Be Startin’ Something” que fala sobre a indústria das fofocas, “Beat It” que faz um apelo contra a violência urbana e “Billie Jean”, que relata uma história vivida por Michael em 1981, quando uma fã passou a persegui-lo dizendo que ele ela pai de seu filho, fato não comprovado posteriormente.
Além de um sucesso de vendas, Thriller é lembrado pelos seus clipes inovadores e pela quebra de alguns paradigmas presentes na sociedade. Foi com uma música do álbum que a WAAF 97.7 FM, de Boston, tornou-se a primeira rádio de rock da história dos Estados Unidos a executar a música de um negro, incluindo “Beat It” na grade de programação. Os clipes se tornaram conceitos de produção, seja com “Billie Jean”, “Beat It” e, sobretudo, o curta-metragem “Thriller” com os seus 14 minutos de duração.
Thriller marcou o mundo, fez o planeta ver a música de uma forma diferenciada, algo ocorrido antes apenas com os Beatles. Era a consagração de Jackson, a mostra final de que ele tinha uma capacidade incrível para a música.
Poderia ficar enumerando fatos e mais fatos que cercam o álbum, mas é possivel resumir toda a genialidade de Thriller em uma propaganda feita pela gravadora Epic em 1984, logo quando o álbum entrou para o Guinners devido ao seu número de vendas, que consistia na frase: “Tenha esse LP ou jogue seu toca-discos fora!”.
Marketing mais verdadeiro que esse, impossível. E isso é válido até os dias atuais. Se você não tem o CD [seja a versão original ou a comemorativa de 25 anos] ou as suas músicas em MP3, pode jogar o seu som, iPod, mp4 ou o que for no lixo agora!
.
Michael Jackson – Thriller
Lançamento: 30 de novembro de 1982
Gravadora: Epic
Gênero: R&B, Pop, Rock
Produção: Quincy Jones
Faixas:
01 – Wanna Be Startin’ Somethin’
02 – Baby Be Mine
03 – The Girl Is Mine (Feat. Paul McCartney)
04 – Thriller
05 – Beat It
06 – Billie Jean
07 – Human Nature
08 – P.Y.T. (Pretty Young Thing)
09 – The Lady In My Life