Todos nós sabemos que existem diversos artistas que se tornaram conhecidos mundo afora por causa de uma única música. Essa é uma grande característica do meio musical, sobretudo nos anos 80 e 90, e são muitos os casos em que esses artistas, por mais que desejassem, não conseguiram emplacar outro grande sucesso.
Acredito que você deve se lembrar perfeitamente de músicas como “La Gasolina” , “I’m Too Sexy” , “Mmm Mmm Mmm Mmm” ou, falando de criações brasileiras, “Dogão é mau” e “Tô nem aí”, certo?! Por mais que os artistas responsáveis por essas e outras músicas estivessem dispostos a criar e lançar um novo single de tamanho impacto (positivo ou negativo, isso não vem ao caso), o que se viu foram diversas tentativas “frustradas” de se livrarem da alcunha de One Hit Wonder.
Se você fizer um exercício rápido, vai se lembrar de vários artistas que são conhecidos por terem apenas um single e, na sua grande maioria, são músicas que tocaram exaustivamente nas rádios, TVs e (as mais recentes) na internet. Muitos deles já desistiram de suas carreiras ou então morreram, outros caíram no ostracismo e tentam, com todas as forças, lutar contra esta condição, se mantendo vivos na busca por aquele segundo grande single que vai recolocar o seu nome em visibilidade.
É importante ressaltar que um artista considerado como One Hit Wonder é aquele que só tem um single de sucesso realmente e não aquele artista que tem vários singles de repercussão, mas é mais lembrado por um especificamente. Por exemplo, muitos de vocês podem se lembrar do Pearl Jam por causa de “Black”, do U2 por “Sunday Bloody Sunday” ou do Jamiroquai por “Space Cowboy”, mas existe outro grande grupo de pessoas que se lembra destes artistas primeiramente por outras músicas que não as citadas, como no meu caso. É um prisma diferente se você fizer uma comparação, por exemplo, com a carreira da Natalie Imbruglia. Quem é fã, certamente tem outras músicas na cabeça mas, para os demais, seria possível apontar outro grande single dela (ou uma música que tenha sequer chegado perto) que não seja “Torn”?
Quer outro exemplo? Você certamente já deve ter ouvido uma música do The Housemartins e, talvez, só vai perceber isso depois que conhecer melhor a faixa “Build” ou a “melô do papel”, como a música ficou conhecida no Brasil. Ainda não se convenceu? Que tal analisar a carreira do Milli Vanilli e tentar descobrir se existe outro single de tamanho impacto além de “Girl You Know It’s True”?!
O rádio não foi o único responsável pelo crescimento do grupo One Hit Wonder. Outros grandes “incentivadores” desse processo foram o cinema e a TV. Trilhas sonoras de filmes e seriados apresentam artistas que possuem cadeira cativa neste nosso grupo. Quem não se lembra da abertura de Friends e de “I’ll Be There For You”, música do Rembrants? Ou quem sabe “Pretty Woman”, interpretada por Roy Orbison e que se tornou mundialmente conhecida por causa do filme Uma Linda Mulher. Agora fica a pergunta: Você se lembra de outra música do Rembrants ou do Roy Orbison que não seja as citadas acima?
Os exemplos são inúmeros e, se continuar a listar cada um deles, transformo essa coluna em um mini-livro e ainda corro o grande risco de me esquecer de vários outros nomes.
O que eu quero com esse texto? Só deixar registrado – e fazer vocês lembrarem – de que, mesmo não emplacando outro grande single, são vários os artistas que estão marcados na história da música. Até porque, convenhamos, não é qualquer um que tem a capacidade de criar (ou interpretar) uma música de quatro minutos capaz de tocar mundo afora e, depois de muito tempo, ser lembrado por um colunista de um site qualquer.
.
Abaixo, para entrar na brincadeira, estão alguns outros exemplos de que me lembrei enquanto redigia a coluna. Divirta-se.
# Bill Medley & Jennifer Warnes – (I’ve Had) The Time of My Life
# Blu Cantrell – Hit ‘Em Up Style
# Cabal – Senhorita
# Cherry Poppin’ Daddies – Zoot Suit Riot
# Chris Isaac – Wicked Game
# Chumbawamba – Tubthumping
# Extreme – More Than Words
# Foreigner – Waiting For A Girl Like You
# Ingrid – Tu Es Foutu (Tu M’as Promis)
# Kenny Loogins – Footloose
# Kevin Federline – Popozao
# Lit – Over My Head
# Mary’s Band – Abagabalô
# Mike & The Mechanics – Over My Shoulder
# Monaco – What Do You Want From Me
# Montell Jordan – This Is How We Do It
# Nove Mil Anjos – Chuva Agora
# Oingo Boingo – Stay
# OMC – How Bizarre
# Patrick Swayze – She’s Like The Wind
# Reel Big Fish – Sell Out
# Silicon Fly – Searching
# Sir Mix A Lot – Baby’s Got Back (I Like Big Butts)
# Sister Hazel – All For You
# Spandau Ballet – True
# Supergrass – Alright
# Tarkan – Shikidim
# Khaled – El Arbi
# The Marcels – Blue Moon
# Virgulóides – Bagulho No Bumba