Lançado em maio deste ano, Night Train é um EP alegre e feliz do Keane que, definitivamente, deixou de ser aquela banda carregada de traços melancólicos de “Somewhere Only We Know” ou “A Bad Dream”.
O EP tem oito músicas e estreou no topo das paradas britânicas. O disco chega com menos sintetizadores ou outros elementos dançantes, quando comparado ao último álbum da banda, Perfect Symmetry, e conta com algumas participações que causaram certa curiosidade antes do lançamento, por se tratarem do rapper K´naan e a funkeira japonesa Tigarah. K’naan, que agora goza de um conhecimento mundial graças a música “Wavin’ Flag”, participa das músicas “Stop For A Minute”, uma das melhores do EP, e “Looking Back”, enquanto Tigarah dá as caras em “Ishin Denshin (You’ve Got to Help Yourself)”.
Outro destaque importante do EP é Tim Rice-Oxley, que assume os vocais na música “Your Love”. A música tem um clima meio anos 80, um ar meio electropop feito com maestria por Depeche Mode ou The Human League, dentre outros nomes.
O clima é outro. O Keane deixou de lado – não totalmente, é claro – aquela melancolia do início de carreira e entrou em um clima mais alegre, empolgante e quase chiclete, fazendo com que Night Train se mostre como um divisor de águas quase que definitivo para a banda.
Muitos dizem que perderam a identidade e que essa fase alegre é um soco no passado. Gosto muito do Keane, de todos os álbuns e vi nessa mudança algo positivo para o trio. Eles continuam fazendo o que gostam e mostrando os seus sentimentos. Talvez eles só estejam mais alegres hoje do que há quatro anos.
.
Keane – Night Train
Lançamento: 10 demaio de 2010
Gravadora: Interscope
Gênero: Alternative Rock
Produção: Fraser T. Smith
.
Faixas:
01. House Lights
02. Back in Time
03. Stop For a Minute (Feat. K’naan)
04. Clear Skies
05. Ishin Denshin (You’ve Got to Help Yourself) (Feat. Tigarah)
06. Your Love
07. Looking Back (Feat. K’naan)
08. My Shadow