Se The Joshua Tree elevou o U2 a categoria de estrelas do rock mundial, o disco seguinte, Rattle and Hum, que chegou às lojas do mundo todo em outubro de 1988 está longe de ter sido um fracasso, mas chegou controverso, como estamos acostumados a ver, quando se trata da banda. Se por um lado, a Rolling Stone o elegeu o álbum do ano, na Europa, o quarteto irlandês foi acusado de se americanizar e esquecer suas origens.
Rattle and Hum tem, sem dúvidas, muitas particularidades. A banda gravou e filmou diversos shows da turnê The Joshua Tree para o álbum e documentário Rattle and Hum. O disco, duplo, tornou-se um tributo à música americana, com canções ao vivo, sessões de estúdio e inéditas. Sem falar nas várias homenagens ali prestadas.
Logo na primeira música do disco temos uma homenagem aos Beatles, com um cover, de arrepiar, ao vivo, de Helter Skelter. Ali já dá pra sentir a energia e o entrosamento cada vez maior da banda como um todo. A segunda música, Van Diemen’s Land traz mais uma novidade, além do som folk, a bela canção foi composta por The Edge. Seguimos para Desire, o primeiro single do novo disco. Em Hawkmoon 269, mais uma surpresa, a participação de Bob Dylan no órgão. A música seguinte, All Along The Watchtower é exatamente um cover do cantor americano. E em entrevista, Bono confessou que eles aprenderam os acordes cinco minutos antes de subirem ao palco para executá-la. Dylan ainda volta a aparecer em Love Rescue Me. I Still Haven’t Found What I’m Looking For é outra grata surpresa. A canção ganha um arranjo belíssimo ao ser gravada da forma como a banda já havia imaginado antes, ainda na época de The Joshua Tree, com um coro gospel. As homenagens seguem com Angel of Harlem, dessa vez, a Billie Holiday, uma das grandes divas do jazz e When Love Comes to Town, tocada com ninguém mais ninguém menos que BB King.
Outra música que merece atenção especial, pela polêmica criada em torno é God Part II. Tudo porque Bono pegou uma música de Lennon, intitulada God, onde este diz acreditar apenas nele próprio e na Yoko (Yoko Ono, sua mulher na época) e fazer uma continuação, onde afirma acreditar no amor. Mas se Lennon cantava sua canção de forma quase acústica, transmitindo até mesmo uma certa angústia, Bono berra os versos, como se realmente tivesse uma bola de fogo, como diz a letra.
E então chegamos ao final do álbum com Bullet the blue sky, uma canção que mostra toda a relação de amor e ódio com a América, seguida pela belíssima balada All I want is you. Uma música que pra mim dispensa qualquer comentário. Ela merece ser ouvida, qualquer palavra será pouco para descrever o poder daquelas cinco estrofes.
Não dá para negar a força das canções presentes em Rattle and Hum. Neste quesito trata-se realmente de um disco forte, embora um pouco desigual. Mas o que não dava pra negar era o esgotamento da banda. Isso era visível no final de 1989, no fim da Lovetown Tour.
“É isso que chamam de sucesso, Bono? Pois então, eu não quero mais isso, cara. Encheu!” Disse um Larry esgotado. De acordo com o baterista, em diversas entrevistas depois, ele não agüentava nem mesmo se olhar no espelho. O próprio Bono contou certa vez que em um dos shows eles chegaram a tocar o setlist de trás pra frente pra ver se quebrava a monotonia, sem nenhum resultado. De acordo com Bono, eles haviam virado covers deles mesmos e algo precisava ser feito. Mas o que? Isso é assunto para o próximo capítulo de nossa retrospectiva.
E pra marcar esse sexto dia, um momento realmente de arrepiar, a abertura de Rattle and Hum, com U2 cantando Helter Skelter, dos Beatles.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=s7Mvrl1NPQM[/youtube]
Rattle And Hum
Faixas
Helter Skelter
Van Diemen’s Land
Desire
Hawkmoon 269
All Along The Watchtower
I Still Haven’t Found What I’m Looking For
Freedom For My People
Silver And Gold
Pride (In The Name of Love)
Angel Of Harlem
Love Recue Me
When Love Comes To Town
Heartland
God Part II
The Star-spangled Banner
Bullet The Blue Sky
All I Want Is You
Produtor: Jimmy Iovine
1988 Island Records, Inc.