A alguns dias atrás fui apresentado a uma banda baiana, formada em 2005 e que faz uma mescla sensacional de samba-rock, reggae, funk, baião e maracatu, identidades claras deste nosso Brasil.
A Pirigulino Babilake – que conta com Pietro Leal (voz e violão), Guto Miranda (guitarra), Davi Brandão (guitarra), Vinicius Nunes (contrabaixo e vocais), Menduyn (bateria) e Gugu Pinto (percussão e vocais) – tem como grande vontade apresentar (ou resgatar) o que se tem de melhor dentro do cenário musical da Bahia, a musicalidade e a harmonia poética. Grande parte do lado poético dos trabalhos da banda se deve a Pietro Leal, que é o responsável por todas as canções – algumas delas em parceria com outros integrantes ou amigos do meio musical. A banda agrega aos instrumentos ditos convencionais alguns sons extraídos de bambus, tambores, moringas, cabaças, violas e violões, além de cantos regionais que se unem a poemas de cordel.
Nome mais do que conhecido em Salvador, a banda conta com um currículo invejável de shows, tocando em eventos independentes e dividindo o palco com ícones da música nacional, como Luiz Melodia, Jorge Mautner, Moraes Moreira, Chico César, além de representantes da nova geração como Otto, Mundo Livre S/A, O Teatro Mágico e Cascadura, dentre outros.
Agora, cinco anos depois de sua fundação, a Pirigulino Babilake decide alçar vôos mais altos e lançar o seu primeiro álbum, Rosa Fubá. Ainda sem data de lançamento em formato físico, o álbum foi produzido por Anderson Cunha e conta com 19 faixas, dentre músicas e poesias. O nome do álbum – além de representar a reverência à mulher e a identidade nordestina, faz uma brincadeira com essa mistura de ritmos promovida pela banda.
Para você que se interessou, tudo isso pode ser conferido através do MySpace da banda, que faz um show de pré-lançamento do álbum Rosa Fubá e de seu novo site oficial neste sábado (06), no Teatro Vila Velha, em Salvador. Além disso, a partir de sábado, o disco estará disponível na íntegra para download no site. Para mais informações sobre o show e saber o que rola com a Pirigulino, basta seguir o twitter oficial da banda.
Aproveite seu tempo livre e faça um bem para a sua vida, vá ouvir logo a Pirigulino Babilake.