Muitas são as vezes em que cinema e música se misturam para criar algo único. Das conhecidas trilhas sonoras instrumentais de Star Wars e Harry Potter, à exemplos que envolvem grandes nomes da música pop, como Lorde fazendo a curadoria da trilha sonora de Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1, Lady Gaga se tornando uma popstar em Nasce Uma Estrela e músicas do ABBA sendo usadas para contar a história de uma mãe solo, sua filha e os três possíveis pais dela em Mamma Mia!, filmes e músicas são dois universos coexistentes.
Por isso, os casos de diretores de filmes que também se dedicaram à direção de videoclipes musicais são inúmeros: Francis Lawrence, diretor da saga Jogos Vorazes, foi diretor de clipes de Britney Spears, Beyoncé e Lady Gaga, Gus Van Sant dirigiu o clipe de “Under The Bridge”, do Red Hot Chili Peppers, e Sofia Coppola e The White Stripes trabalharam juntos quando ela foi diretora do clássico clipe de “I Just Don’t Know What to do With Myself”.
David Fincher é um dos diretores que iniciou sua carreira dirigindo videoclipes. Responsável por alguns clipes clássicos como “Express Yourself” e “Vogue”, da Madonna, Fincher também é conhecido como diretor de obras como Clube da Luta, adaptação do livro homônimo de Chuck Palahniuk; e A Rede Social, que foi indicado à oito Oscars, vencendo duas das nomeações. Uma dessas vitórias foi a de Melhor Trilha Sonora, prêmio que foi entregue à Trent Reznor e Atticus Ross, membros do Nine Inch Nails, e marcou o início de uma parceria que se estenderia pelos filmes seguintes do diretor.
A Rede Social
Em 2005, anos antes do lançamento de A Rede Social, Fincher e o Nine Inch Nails já haviam trabalhado juntos em um clipe: “Only”, do disco With Teeth, foi um dos últimos videoclipes dirigidos pelo diretor antes de um hiato de seis anos, encerrado quando ele dirigiu o clipe de “Suit & Tie”, de Justin Timberlake.
Anos depois, Fincher pediu que Reznor fosse o compositor da trilha sonora de seu novo filme, que contaria a história de Mark Zuckerberg e da fundação do Facebook.
Ocupado com gravações e a agenda de shows, o fundador do Nine Inch Nails inicialmente rejeitou a proposta, mas algum tempo depois pediu que o diretor reconsiderasse a ideia, ao que Fincher respondeu que estava apenas aguardando que ele aceitasse e fizesse a trilha sonora.
Feita em parceria com Atticus Ross, também colaborador do Nine Inch Nails, a trilha sonora de A Rede Social, dominada por músicas instrumentais, foi elogiada por corresponder perfeitamente ao teor e à dinâmica do filme, e, além do Oscar, venceu também a nomeação ao Globo de Ouro.
Apesar de não fazer parte da tracklist oficial da trilha sonora, uma versão de “Creep”, do Radiohead, foi usada como trilha de um dos teasers do filme.
Os Homens que Não Amavam as Mulheres
Lançado cerca de um ano depois de A Rede Social, Os Homens que Não Amavam as Mulheres foi o nono filme dirigido por David Fincher. Protagonizado por Daniel Craig e Rooney Mara, é uma adaptação do livro de mesmo nome, escrito pelo sueco Stieg Larsson, que conta a história de um jornalista que, com a ajuda de uma hacker, tenta descobrir o que pode ter acontecido com uma mulher desaparecida há quarenta anos.
Diferentemente do trabalho anterior da dupla, que era dominado por músicas instrumentais, a trilha conta com um cover de “Immigrant Song”, clássico do Led Zeppelin, cantado pela vocalista do Yeah Yeah Yeahs, Karen O. Possuindo quase três horas de duração, a trilha transita entre faixas com influências da música industrial já produzida pelo Nine Inch Nails e do experimentalismo musical, que somadas deram origem à músicas mais agressivas e necessárias para acompanhar e climatizar a história. Venceu um Grammy de Melhor Trilha Sonora Original para Mídia Visual em 2012.
Garota Exemplar
O filme, uma adaptação da obra homônima de Gillian Flynn, que conta a história do relacionamento de Amy e Nick Dunne, interpretados por Rosamund Pike e Ben Affleck, foi também a última parceria em seis anos entre Fincher, Reznor e Ross.
Lançada em 2014, a trilha sonora – novamente dominada por músicas instrumentais – complementa o roteiro do filme ao fazer com que o espectador seja dominado pelo sentimento de paranoia ao assistir o desenrolar do casamento dos protagonistas.
Apesar de mais elogiada do que os trabalhos para os dois filmes anteriores, a trilha sonora de Garota Exemplar acabou sendo derrotada em todas as premiações para qual foi indicada.
Mank
Mank, próximo filme de Fincher, será lançado em 2020 pela Netflix, e já é certeza de que a parceria entre o diretor e os membros do Nine Inch Nails se repetirá.
O filme contará a história de Herman J. Mankiewicz, um dos roteiristas de Cidadão Kane, e, segundo Reznor, a trilha sonora será gravada apenas com instrumentos dos anos 40, seguindo a época em que a história se passa.
Outros projetos
Desde 2014, Trent Reznor e Atticus Ross trabalharam em trilhas sonoras para filmes como Caixa de Pássaros, filme da Netflix protagonizado por Sandra Bullock e lançado em 2018; e de Soul, nova animação da Disney Pixar que tem previsão de lançamento para novembro de 2020. Eles também foram os compositores da trilha da elogiada série Watchmen, lançada em 2019 pela HBO, que conta com um cover de “Life On Mars?”, do David Bowie.
David Fincher, por outro lado, se dedicou à séries: foi produtor executivo de produções como House of Cards, Mindhunter e Love, Death & Robots, todas da Netflix.