Quais foram os destaques da música em 2019? Em um ano repleto de álbuns e singles que grudaram em nossas cabeças, retornos inesperados e shows marcantes, separar os nomes que aproveitaram o ano parece uma tarefa um pouco ingrata.
Por conta disso, resolvemos separar essa lista em quatro partes e incluir um bônus especial. Para começar, falamos dos shows interessantes que a nossa equipe presenciou ao longo de 2019, sejam eles realizados em turnês solo ou em festivais, em locais para 20 mil pessoas ou em casas pequenas para um público seleto.
Na segunda parte, listamos aqueles artistas que fizeram bonito ao longo do ano enquanto na terceira resolvemos citar dez nomes que surgiram e se tornaram revelações do ano. Por fim, fizemos algumas previsões para o ano de 2020 e, para fechar, vem o nosso bônus em forna de dez playlists criadas por aí que nós adoramos.
Vem com a gente em mais uma lista de fim de ano do Audiograma!
Como já frisamos várias vezes por aqui, um dos lemas da equipe foi levado a sério durante o ano de 2019: não existe nada melhor na música do que poder ver um bom show. Assim como nos anos anteriores, o ano que se encerra nos reservou uma série de apresentações nacionais e internacionais bem interessantes por todo o país, independente do estilo de sua preferência.
Seja em turnês solo ou nas já marcantes presenças em festivais, muita gente boa desembarcou no Brasil ao longo de 2019. Da mesma forma, muitos brasileiros bons de serviço rodaram o país em turnê mostrando novos materiais ou relembrando os grandes sucessos de suas carreira. Pensando em tudo isso, listamos abaixo aqueles que shows que nos marcaram e o único critério para a lista era, obviamente, ter visto o artista ao vivo.
Abaixo, veja a nossa seleção em ordem alfabética!
# Daughters @ São Paulo
Em maio, a Fabrique Club recebeu os norte-americanos do Daughters em uma apresentação extremamente intensa. Capitaneada pelo vocalista Alexis S.F. Marshall, a banda chegou ao país com a turnê de promoção do seu quarto álbum de estúdio, o elogiado You Won’t Get What You Want (2018) e a insanidade (em diversos sentidos da palavra) acabou tomando conta da casa de shows naquele domingo de dia das mães. Energia, volume e intensidade são algumas das palavras que traduzem bem o que a banda entregou em uma das melhores noites do ano.
# Dave Matthews Band @ Brasil
Tecnicamente perfeita, a passagem da Dave Matthews Band pelo Brasil merece todo o destaque. Seja em sua apresentação de quase três horas no Ginásio do Ibirapuera ou em um Rock In Rio onde boa parte do público aguardava pelo show do Bon Jovi, não se pode negar que a banda soube agradar aos fãs. É uma banda que sobe ao palco e está pronta para fazer o seu trabalho, sem qualquer firula, fanfarra ou qualquer clichê que muitos parecem amar nas terras brasileiras.
# Kendrick Lamar @ Lollapalooza Brasil
Acima da média, Kendrick Lamar não precisou de muito para entregar um dos grandes shows da edição 2019 do Lollapalooza Brasil. Infalível e frenético, Lamar se emocionou com o público brasileiro e fez um show capaz de arrebanhar fãs e mostrar o que faz dele um dos grandes nomes da música. Ainda que curto, é possível dizer que a passagem de Kendrick pelo Lollapalooza vai demorar para ser superada.
# Letrux @ Lollapalooza Brasil
Letrux rodou o Brasil de cabo a rabo com a turnê de promoção do álbum Em Noite de Climão e, provavelmente, um dos pontos marcantes desse tempo na estrada acabou sendo a sua apresentação no Lollapalooza Brasil deste ano. Um dos shows nacionais mais marcantes da edição, o que se viu no palco naquela tarde foi quase uma catarse de uma artista que tem muito a dizer e a nos oferecer com a sua música. Político e libertador, aquela foi uma bela forma de se encerrar um ciclo.
# Milton Nascimento @ Turnê ‘Clube da Esquina’
Com uma turnê especial para homenagear o Clube da Esquina, Milton Nascimento rodou o Brasil durante o ano com apresentações concorridas e mais do que especiais. Acompanhado por um time sensacional de músicos, Milton levou para o palco as suas principais criações, abriu espaço para as canções dos amigos e parceiros de clube e reverenciou tudo aquilo que o Clube da Esquina representa para a MPB, criando momentos interessantes para os fãs que, independente da idade, vivenciaram um pouco de uma época extremamente especial.
# Patti Smith @ Popload Festival
Lenda! Não tem como descrever o que é a Patti Smith de outra forma. Capaz de dialogar com todos os públicos, a norte-americana mostrou toda a sua vitalidade no palco em quase duas horas de uma apresentação energética e que, certamente, marcou cada um dos presentes no Memorial da América Latina. Um momento único e que todos deveriam ter a chance de apreciar pelo menos uma vez na vida.
# P!nk @ Rock in Rio
Em sua primeira visita ao Brasil, P!nk fez tudo aquilo que os fãs esperavam e, ainda assim, conseguiu surpreender. Com um show acrobático e recheado de hits, a cantora entregou um show visualmente incrível no Rock In Rio e deixou claro que, mesmo depois de vinte anos de carreira e várias acrobacias por aí, tem fôlego de sobra para alegrar o público. Vivendo a melhor fase de sua carreira, P!nk ainda canta com uma intensidade fora do comum, mostrando os motivos que fazem dela um dos grandes nomes da música pop.
# Sandy e Junior @ Turnê ‘Nossa História’
Nenhum fã reclamou e, por mais que o tempo tenha passado, ver Sandy e Junior novamente juntos no palco merece uma menção nessa lista, certo? Em uma série de shows lotados pelo Brasil (e fora dele), a dupla reviveu todas as fases de uma carreira cheia de êxitos e sucessos. Para fechar a série de shows da melhor forma possível, um Parque Olímpico no Rio de Janeiro com cem mil pessoas prontas para celebrar tudo aquilo que a dupla representa para uma geração.
# The Raconteurs @ Popload Festival
O The Raconteurs provou que uma hora é mais do que suficiente para um show competente e sem defeitos. Jack White e companhia subiram no palco do Popload Festival antes da lenda Patti Smith e fizeram um dos shows mais comemorados desta edição. Tecnicamente marcante, a banda privilegiou o novo álbum Help Us Stranger mas não deixou de passar pelo material mais antigo. O único problema do show é que ele acaba quando, claramente, poderia ter tido mais umas duas horas.
# Twenty One Pilots @ Lollapalooza Brasil
Pela segunda vez no Brasil – e no Lollapalooza -, o Twenty One Pilots é daquelas bandas que sabe fazer um bom show e, se os brasileiros ainda tinham alguma dúvida disso, elas foram esclarecidas na edição deste ano do festival. Tyler Joseph e Josh Dun fizeram mais uma apresentação arrebatadora no Autódromo de Interlagos e, certamente, saíram de lá com mais fãs do que entraram. Performático e bem executado, o duo também deixou outra coisa clara: já faz por merecer apresentações solo por aqui. Será que isso acontece na próxima visita?
Veja nas páginas seguintes as listas com quem fez bonito, as revelações, o que esperar de 2020 e as playlists do ano!