Cada vez mais inseridas no cotidiano dos consumidores musicais, as plataformas de streaming já contam com um lugarzinho especial no coração das pessoas.
O público brasileiro comprou o conceito e, neste ano, acabou promovendo uma consolidação de nomes como Spotify, Deezer, Apple Music e da recém chegada TIDAL, que mostrou que não tá para brincadeira com um show de lançamento feito por ninguém menos que a Nicki Minaj.
Com o aumento de usuários, a qualidade nos conteúdos encontrados nas plataformas melhorou bastante e, hoje, temos diversos trabalhos legais em formato de playlists ou podcasts nos serviços, com uma curadoria sempre interessante. Pensando nisso, nada mais justo do que continuar indicando coisas legais desenvolvidas por lá em nosso LISTÃO e, assim, surgiu mais uma lista com as melhores playlists do Spotify de 2018.
Votamos naquelas listas que ficaram na nossa cabeça ao longo do ano, ideias interessantes desenvolvidas por uma galera que busca te apresentar coisas novas, te entreter e, porque não, te fazer dar boas risadas com os mais variados temas de playlists. Além disso, separamos cinco criações feitas pela equipe do Audiograma e que nos deixaram com um orgulho no coração.
Prepare o ouvido e divirta-se com as playlists! Antes, não deixe de seguir o nosso perfil no Spotify, ok?
# PLAYLISTS ESPECIAIS
– Queer Eye Pride, do Spotify
Em junho, o Spotify celebrou o mês do orgulho LGBT em parceria com a Netflix e com a série Queer Eye, que teve a sua segunda temporada lançada na plataforma no mesmo período. Através de um site, você loga com o seu perfil do Spotify e ele compara as suas execuções com as de Antoni, Tan, Karamo, Bobby e Jonathan. A partir daí, ele te dá o seu “match musical” e uma playlist criada especialmente por ele para você. Abaixo, deixamos uma delas para você sentir um gostinho.
– Surf, Zurf, Turf! – Surf Rock Brasil, do Hits Perdidos
A galera do Hits Perdidos tem um olhar maravilhoso em cima da cena underground e mostra muito disso em suas criações no Spotify. Uma delas é a Surf, Zurf, Turf!, uma playlist com o melhor da Surf Music feito em terras brasileiras. Entre as cinquenta músicas, temos nomes como Surf Aliens, Os Brutus, The Raulis e Beach Combers, entre outros selecionados.
– O pior já passou :), por Debbie Records
Pelo segundo ano seguido, a Debbie Hell aparece por aqui e não é sem motivo: essa mulher só tem playlists sensacionais e virou um dos nomes mais interessantes para se seguir no Spotify. Uma das boas dicas do ano é essa seleção que já diz tudo: o pior já passou! Se você quer acreditar que o futuro será melhor, talvez essa playlist te ajude! Antes de ir, vale fazer uma menção honrosa a playlist História do Punk Feminista, que ela produziu no ano passado, mas que você deveria ouvir agora mesmo.
– RAINHA DA COCADA 4, da Raíza Costa
Foi difícil escolher uma playlist criada pela Raíza Costa em 2018 para indicar. A apresentadora do programa Rainha da Cocada no GNT e dona do canal Dulce Delight no Youtube, Raíza também faz uma curadoria bem legal em seu canal no Spotify, com playlists para todos os gostos e momentos. A escolhida acabou sendo a que mostra toda a trilha da quarta temporada de seu programa no GNT e que é simplesmente incrível.
– músicas para dias nublados, da Nina Rocha
A Nina já criou várias playlists legais para o nosso canal no Spotify e o seu perfil na plataforma é uma mina de ouro quando o assunto é curadoria de playlists. Neste ano, teve várias coisas voltadas para a música nacional, mas a nossa escolha acabou sendo essa playlist, cujo nome já diz tudo.
– XCX FOR FUN, do John Pereira
A Charli XCX se transformou em um nome perfeito quando o assunto é festa. O nosso editor-chefe – que é fã assumido da britânica – resolveu mostrar que, além da vida dela ser uma grande festa, ela mesma produz a trilha sonora ideal para os momentos de diversão. Duvida? Dê play e saia dançando por aí!
– O melhor do Rap e do R&B na última década, do Per Raps
A galera do Per Raps resolveu fazer um apanhado com as melhores músicas lançadas dentro do Rap e do R&B nos últimos dez anos. O resultado é uma seleção incrível com mais de 60 músicas e muito conteúdo nacional de primeira!
– MPB: Música para Beijar, do Mais Brasil
Mais um ano que a curadoria nacional feita pelo Marcelo Manso e o seu Mais Brasil merecem destaque em nosso LISTÂO. A escolhida da vez é indicada para quem quer criar um climinha gostoso propício para mergulhar aquela @ num mar de beijos.
– Feliz Ano Psicodélico II, do Cansei do Mainstream
A Joyce Guillarducci liberou em novembro a segunda edição da playlist Feliz Ano Psicodélico. Assim como no ano passado, a lista contempla os principais lançamentos da psicodelia brasileira ao longo do ano e mostra coisas bem legais de nomes como Chimi Churris, Leza, The Outs, Antiprisma, Murilo Sá e Catavento, para citar alguns escolhidos.
– 2018 foi DELAS, do Popload
Mais uma playlist cujo nome é bem explicativo. 2018 foi das minas e, em qualquer gênero que você pensar, vai ter uma mulher que se destacou demais em 2018. O pessoal da Popload listou muitas delas em uma playlist especial!
– Malhação Greatest Hits (1995-2008), d’O Pasquindie
Não, não é uma playlist de academia. É uma playlist que celebra o tempo bom daquela novelinha que acompanhou a nossa geração e ainda está viva – bem eu não sei – na TV. De 1995 a 2008, veja os principais hits de Malhação selecionados pelo pessoal d’O Pasquindie.
– FIFA 19 Soundtrack, por EA SPORTS FIFA
Toda vez que a gente dá play nessa playlist, bate uma vontade de jogar FIFA (pelo menos na parte do site que ama o game, claro).
# PLAYLISTS DO AUDIOGRAMA
Agora é hora de advogar em causa própria: além das doze playlists acima, separamos cinco criações nossas ao longo do ano lá no Spotify para indicar a vocês.
– Chorando no Busão
Abrindo a nossa lista, convocamos uma perita em playlists criativas no Spotify para criar algo para a gente: o resultado foi uma playlist própria para você dar play, encostar o rostinho na janela do ônibus e deixar não só o motorista te guiar, mas os seus pensamentos também. Obrigado Maria Cecília pela obra!
– Novo Rock!
Chega de dizer por aí que o Rock acabou, que ele morreu ou precisa ser salvo. O que você precisa é só dar uma ouvida nessa playlist para perceber que tem muita coisa boa no gênero sendo feita atualmente. Talvez elas só não estejam no seu radar!
– As melhores músicas do século XXI cantadas por mulheres!
A rádio norte-americana NPR fez um levantamento e apontou aquelas que são as melhores músicas do século XXI cantadas por mulheres. Nós reunimos (quase) todas as listadas em uma playlist com mais de TREZE HORAS de mulheres fazendo bonito!
– Sounds of Scotland
Ao longo do ano, a Juliana Vannucchi promoveu uma série de publicações no Audiograma mostrando artistas interessantes que vieram de uma mesma cidade ou país. Cada um dos posts ganhou uma playlist especial no Spotify e, por lá, você encontra seleções de músicas produzidas em Manchester, Alemanha, Austrália e Escócia, a que você pode ouvir logo abaixo.
– CAIU O $ALÁRIO!
Fechando a lista, não poderíamos deixar o nosso lado “zueira” de fora das indicações de 2018. Nesse ano a gente fez piada em forma de playlist com a falta de gasolina, mandamos um f*da-se para o dia dos namorados e até caímos na folia do Carnaval, mas não teve playlist mais legal do que aquela que venera o faz me rir, o pagode, o agradinho, o assassino dos boletos, a merreca, o vale cerveja, os 10% daquele show, o estipêndio, os honorários… o bom e velho salário!
Quer mais listas do nosso #LISTÃO2018? Então vá agora dar uma olhada em nosso especial.